PARA RESISTIR AOS ATAQUES E DERROTAR BOLSONARO E MOURÃO É NECESSÁRIO CONSTRUIR UMA VIGOROSA GREVE GERAL

Vivemos um final de ano terrível em um ano terrível, com crescentes índices de mortalidade por Covid-19, em todo o mundo, com mais de 1 milhão e 700 mil mortos, vítimas de uma pandemia que a burguesia negou em nome do lucro.

As principais economias do mundo, exceto a China, estão em recessão, com aumento do desemprego, do subemprego e da fome, ao mesmo tempo em que se amplia o sucateamento e a terceirização dos sistemas públicos de saúde e dos serviços públicos em geral, pois, nem na maior crise sanitária dos últimos cem anos, as vidas estiveram acima dos lucros.                

Neste cenário mundial de genocídio escancarado, felizmente ocorreram importantes manifestações classistas, anticapitalistas e contra os diversos tipos de opressão, com destaque para as manifestações antirracistas, em resposta a diversos assassinatos bárbaros ocorridos sob as lentes das câmeras de segurança, que evidenciaram outra forma de genocídio, o racismo estrutural.

Tais episódios e as lutas de resistência contra os ataques aos direitos e as condições de trabalho e vida da classe trabalhadora em diversas partes do mundo, foram fundamentais para iniciar uma contraofensiva aos governos de direita e extrema direita.

Nos Estados Unidos, a derrota de Donald Trump que iniciou o ano como favorito foi o maior exemplo, ainda que saibamos que Joe Biden e seu governo continuarão implementando o projeto neoliberal e imperialista nos Estados Unidos e em todos os territórios do mundo para onde conseguirem expandir sua dominação, a pressão das lutas e seu potencial de desenvolvimento para uma perspectiva classista podem nos trazer bons frutos.

Na América Latina, o impacto da crise mundial do sistema e da pandemia é ainda mais brutal, dada a sua histórica condição capitalista periférica. Sofremos com uma retração de 9,1% do PIB da região, em que os principais afetados foram: Peru, Argentina, Brasil, México e Venezuela. A pior queda em 120 anos traz consigo mais de 44 milhões de desempregados, 18 milhões a mais do que em 2019.

Em 2020, felizmente, vimos a resistência das massas se expressar na vitória do “aprovo” no plebiscito no Chile sobre a Constituinte, em mobilizações de massa no Peru, na vitória eleitoral do MAS contra os golpistas na Bolívia, na eleição de Alberto Fernandez na Argentina e na vitória da Frente Ampla nas eleições da capital uruguaia, impondo um recuo aos governos de direita na região. As eleições de dezembro na Venezuela para a Assembleia Nacional, apesar de todas as manobras contra a Aliança Popular Revolucionária, encabeçada pelo PCV, isolaram o “autoproclamado Guaidó” e outras forças da direita.

Entretanto, no Brasil, ainda não registramos muitos elementos para cravar sequer o início desta contraofensiva, pois mesmo com a alta da inflação, o aumento do desemprego, a redução da massa salarial e o anúncio do fim do auxílio emergencial, a esquerda foi novamente derrotada eleitoralmente na maioria esmagadora dos municípios e a correlação de forças manteve-se extremamente desfavorável para os trabalhadores.

No congresso, os representantes da burguesia negociam a presidência das casas e a pauta de ataques contra a classe trabalhadora. O governo de Jair Bolsonaro, apesar de ter sido derrotado nas eleições municipais permanece no palácio do planalto e pretende acelerar o ataque aos trabalhadores, principalmente com a reforma administrativa e com as privatizações, planejadas para o primeiro semestre de 2021.

Já o campo dos trabalhadores, continua extremamente desorganizado, pois o Fórum das Centrais, hegemonizado pelo peleguismo e pela conciliação de classes não tem sido capaz de propor ações concretas de enfrentamento, tanto nas ruas, quanto nos locais de trabalho.

Nesta conjuntura, para resistir aos ataques, devemos, desenvolver ações de agitação e propaganda para deslegitimar o discurso liberal, prestar solidariedade militante a todas as categorias em luta, redobrar os esforços no desenvolvimento do trabalho de base, principalmente nos setores estratégicos da classe, além de organizar frentes e fóruns regionais de luta.

Devemos iniciar 2021 militando com garra para construir uma vigorosa GREVE GERAL, que seja capaz de resistir aos ataques e derrotar Bolsonaro e Mourão, e ao mesmo tempo trabalhar para construir e enraizar o Fórum Sindical, Popular e da Juventude, de Luta por Direitos e Liberdades Democráticas em todas as regiões do país, para por meio dele, fortalecer as lutas de resistência, a reorganização da classe, o poder popular e a caminhada rumo ao socialismo.

Nesta conjuntura, reivindicamos:

• Vacinação já e gratuita para todos os brasileiros;

• Manutenção do auxílio emergencial;

• Não às privatizações e reestatização de todas as empresas estratégicas;

• Revogação imediata da emenda constitucional do teto dos gastos;

• Rejeição completa da Reforma Administrativa;

• Garantia de estabilidade no emprego, com salário integral e todos os direitos e garantias, a todos os trabalhadores com carteira assinada e estatutários no setor público e privado;

• Salário mínimo mensal, custeado pelo Estado, a todos os trabalhadores sem carteira assinada, como medida permanente;

• Suspensão imediata do pagamento da dívida pública;

• Taxação das grandes fortunas;

• Criação de Frentes de Trabalho e programa habitacional de construção e distribuição de casas populares para combater emergencialmente o desemprego e a falta de moradias.

FORA BOLSONARO E MOURÃO!

PELA CONSTRUÇÃO DO FÓRUM POR DIREITOS E LIBERDADES DEMOCRÁTICAS!

PELA REORGANIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA!

RUMO AO ENCLAT!

AVANTE CAMARADAS!

UNIDADE CLASSISTA, FUTURO SOCIALISTA!

COORDENAÇÃO NACIONAL DA UNIDADE CLASSISTA