GOVERNO PROSSEGUE SEU ATAQUE CONTRA OS TRABALHADORES DOS CORREIOS – PROPOSTA DE PRIVATIZAÇÃO E RETIRADA DE DIREITOS

O ministro das telecomunicações, Fabio Faria, realizou um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão para mentir abertamente sobre o processo de privatização dos Correios, falando da importância da ECT para o país, mas apontando que deve ser vendida, que apesar do lucro de 1,5 milhão, a empresa é deficitária.

Os trabalhadores dos Correios, assim como o povo brasileiro sabe que a privatização tem como objetivo entregar o patrimônio do povo para as mãos da iniciativa privada que não consegue concorrer com a maior empresa pública de logística da América Latina. A classe trabalhadora sabe que a experiência de privatização só trouxe prejuízos com o encarecimento das tarifas e a má qualidade na execução dos serviços. Basta lembrar o apagão do Amapá no começo de 2021.

Outro detalhe importante sobre esse ataque é que os ecetistas estão em plena Campanha Salarial, onde desde o inicio da gestão Bolsonaro, não existe dialogo com os representantes dos trabalhadores. Na prática não existe mesa de negociação!

No ano passado os trabalhadores perderam 50 das 79 cláusulas em seu Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), um ataque brutal que significou uma derrota contra uma das categorias mais combativas dos trabalhadores, amargurando uma perda econômica que reduziu o poder financeiro da categoria em 35%.

Não podemos deixar de falar que com a perda dessas 50 cláusulas, também surgiu uma ferramenta política de luta antissindical por parte do governo que aplica a ferro e fogo medidas que impedem o trabalho dos representantes dos trabalhadores. Foi proibida a entrada dos diretores sindicais nos locais de trabalho, proibindo a realização de reuniões setoriais, assim como retirando a liberação dos dirigentes sindicais (que estava sustentada por uma liminar que caiu agora, dia 01 de agosto).

Esse ano, mesmo com o anúncio da margem de lucro de mais de 1,5 milhão de reais, com os constantes recordes operacionais e expansão da ECT no mercado nacional e internacional, o recado enviado pela direção da Empresa é que a proposta de reajuste é ZERO! Além da proposta da criação de um Banco de Horas e o anuncio da implantação do ponto eletrônico nos locais de trabalho.

A UNIDADE CLASSISTA e sua Fração de Trabalhadores dos Correios orienta que nesse momento crítico é mais que necessário organizar as bases, articular ações de denúncia e conscientizar os trabalhadores sobre a necessidade da construção de uma GREVE, além de se somarem aos esforços de construção de uma GREVE GERAL para derrotar Bolsonaro, Mourão e todos os seus aliados que querem sangrar a classe trabalhadora.

A hora é essa! Chegou o momento de ousar lutar! Chegou o momento de ousar vencer!

UNIDADE CLASSISTA!
FUTURO SOCIALISTA!