DÓRIA E ROSSIELI RESPEITEM NOSSOS PROFESSORES!

O Comitê de Base da Unidade Classista de Franca e Região vem por meio desta nota manifestar sua posição a respeito do processo de atribuição de aulas para as professoras e professores que atuam na rede de ensino do estado de São Paulo.

A Unidade Classista em 2020, nos âmbitos regional e local, atuou de maneira enérgica junto aos trabalhadores e trabalhadoras da educação para que tivessem seu direito ao distanciamento social devidamente assegurado frente às diversas ameaças de retorno das aulas presenciais.

Da mesma forma, a Unidade Classista é contrária ao sucateamento do ensino e à entrega da educação pública aos interesses privados, subvertendo a lógica de uma educação emancipadora para uma educação mercantilizada, formando exército de mão de obra. O novo ensino médio a ser implantado este ano, que diminui a carga horária de disciplinas como sociologia e filosofia e estabelece o ensino híbrido, segue esse caminho.

Para este ano de 2021, ainda enfrentando uma grave crise sanitária devido à pandemia da Covid-19, o governo do estado de São Paulo, junto à Secretaria de Educação, promoveu um Processo Seletivo Simplificado, que iniciou no dia 06/01, com data prevista para término no dia 20/01.

O referido Processo foi aberto por meio de um Edital de convocação, visando à contratação temporária docente para 2021 para ministrar aulas exclusivamente na modalidade presencial. Para os interessados, a inscrição foi feita via “banco de talentos”, muito semelhante às instituições privadas, a qual claramente visava suprir a demanda dos professores que estarão afastados por serem do grupo de risco. O próprio edital exclui professores que são maiores de 60 anos, gestantes, portadores de comorbidades e que fazem parte do grupo de risco, o que é inconstitucional.

É sintomático, no desgoverno do PSDB no estado de São Paulo, que em relação aos professores, haja o incentivo à disputa e à fragmentação da categoria, o que se faz presente no referido Edital. Nós temos muitas professoras e professores que ficaram sem aulas o ano de 2020 todo, que tiveram que receber doações e ajuda por parte da própria comunidade e, que enxergam nesse edital um “mal menor”. Entretanto, precisamos deixar claro que o referido processo é um absurdo, um engodo e, principalmente, inconstitucional.

As limitações da contratação impostas no Edital de inscrição já são objeto de ação coletiva na justiça promovida pela APEOESP. A mesma entidade possui ação tramitando no judiciário contra o retorno das aulas presenciais no contexto de pandemia.

Ainda hoje, após o prazo das inscrições serem prorrogados devido a diversos problemas técnicos e falta de lisura durante o processo de manifestação de interesse na inscrição, recebemos diversas reclamações e denúncias de professores que estão mentalmente desgastados por ficarem horas tentado conseguir atribuir suas aulas.

Dessa maneira, nós, do Comitê de Base da Unidade Classista de Franca e Região, manifestamos nosso total desacordo com Processo Seletivo Simplificado, a falta de responsabilidade técnica e lisura no processo de atribuição de aulas para professores contratados (candidatos a contratação e categoria O) e ao retorno das aulas presenciais.

APRENDIZAGEM SE RECUPERA. VIDAS NÃO.

Franca, 21/01/2021