TODA SOLIDARIEDADE A GREVE DOS TRABALHADORES DO HU – SP

Os trabalhadores do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo têm acompanhado a gestão de crise na instituição desde o início da pandemia.

O reitor Vahan, com o objetivo se eximir da responsabilidade de garantir as medidas de segurança adequadas no local de trabalho, equivocadamente classificou o HU como “livre de COVID”, como se fosse possível ter controle dos casos da doença dentro do hospital simplesmente por não dedicar leitos exclusivamente aos afetados pelo vírus. O resultado dessa negligência foi o uso de EPIs inadequados e problemas de higiene no hospital. Os trabalhadores do HU então tiveram que lutar pelo afastamento daqueles classificados como grupo de risco, medida de segurança que foi negada aos servidores indo de encontro com o próprio Plano USP, que estabelecia critérios para o afastamento durante a pandemia. Quanto a essa questão só tiveram alguma resposta acionando a justiça.

Como se fosse pouco ter que lidar com tanto descaso, ao longo da semana passada foram informados de que não haveria vacinas para todos os profissionais em atendimento ao público no local, sendo que as vacinas, anunciadas pelo superintendente Paulo Margarido, serão suficientess para apenas quinhentos dos quase dois mil trabalhadores.

O atendimento aos casos não relacionados diretamente à COVID-19 é de grande importância, tendo em vista o aumento da mortalidade observado por essas causas durante a pandemia devido à sobrecarga do sistema hospitalar. Esse trabalho não pode ser feito sem as devidas medidas de segurança e sem a devida vacinação! Hoje foi deflagrada greve pelos funcionários do Hospital Universitário para dar um basta a essa situação.

Chega de mortes! Chega de descaso! Toda solidariedade à greve dos trabalhadores do HU!

Unidade Classista – Trabalhadores da Saúde