SOLIDARIEDADE DA UNIDADE CLASSISTA COM A JORNADA DE LUTA E GREVE GERAL DOS E DAS TRABALHADORAS ARGENTINAS

A Unidade Classista, corrente sindical do PCB, saúda os trabalhadores e trabalhadoras argentinas e se solidariza com a grande jornada de luta e greve convocada pelas Centrais Sindicais para o dia 24 de Janeiro de 2024 em repúdio às medidas de ajuste ultraneoliberal que estão sendo encaminhadas pelo governo reacionário de Milei.

Entendemos que estas medidas como o Decreto de Necessidade e Urgência que modifica de forma inconstitucional um conjunto extenso de leis apontando para promover a privatização e mercantilização da economia e a Lei Ônibus com mais de 600 artigos que entre outras arbitrariedades concede poderes excepcionais ao Presidente até o ano 2025, apenas beneficiam os grandes capitalistas associados aos interesses dos monopólios internacionais que se expressam no FMI. São medidas que penalizam duramente a classe trabalhadora retirando direitos sociais e impondo um duro corte de salários através do aumento dos preços dos produtos e serviços necessários para a sobrevivência diária.

A classe trabalhadora argentina vive uma dramática situação social e econômica, produto do desenvolvimento do capitalismo periférico e dependente, que os sucessivos governos não têm enfrentado operando as necessárias transformações estruturais, que para serem implementadas precisam desalojar do poder político aos grandes capitalistas dos bancos, do agronegócio e do comércio e da indústria.

O governo recentemente eleito é também uma ameaça às liberdades democráticas tão duramente conquistadas pela classe trabalhadora dos nossos irmãos, após a ditadura fascista dos generais, que assassinaram e desapareceram com mais de 30 mil pessoas.

A luta do povo argentino é também a nossa luta. É a luta de todos os povos da Nossa América. É a luta da humanidade contra a necropolítica do capital e do imperialismo. O capital é um sistema mundial e a luta dos/as trabalhadores/as também é internacional.

Recebam toda nossa amizade e solidariedade, hoje e sempre, para esta greve geral e para as próximas jornadas de luta contra o neoliberalismo, o capitalismo e o imperialismo.

Viva a unidade, a solidariedade e a luta da classe trabalhadora!

Brasil, 17 de Janeiro de 2024

Unidade Classista, futuro socialista!