NOTA DE SOLIDARIEDADE DA UNIDADE CLASSISTA COM OS DOCENTES DA PUC-SP

em luta pelo salário e a negociação coletiva. Lutar, criar, Universidade Popular!

A Unidade Classista manifesta sua solidariedade com o(a)s professore(a)s da PUC-SP, na sua luta contra o corte de quase 10% do salário promovida de forma arbitrária pela FUNDASP. Este ataque acontece num processo de negociação e mobilização dos sindicatos do setor por uma nova Convenção Coletiva e reajuste salarial. Com efeito, os sindicatos docentes do estado de São Paulo estão em negociação com as mantenedoras a partir de uma proposta feita pelo Tribunal Regional do Trabalho. Nesta próxima semana está prevista uma nova reunião de conciliação entre as mantenedoras e as entidades sindicais e uma audiência no TRT está agendada para o dia 16/9.

Num momento de agravamento da situação econômico-social, com elevados níveis de inflação, desemprego, desprezo pela cultura, ciência e tecnologia e ataques aos direitos e liberdades democráticas, a mantenedora ataca aos docentes rebaixando os salários, desconhecendo acordo sindical interno assinado com a entidade sindical representativa dos docentes, APROPUC, no ano de 1987.

Como resposta o(a)s professore(a)s decretaram estado de greve e assembleia permanente, em defesa dos seus direitos, e aprovaram um dia de paralisação e mobilização para esta terça-feira, dia 13 de setembro.

Apoiamos a exigência da urgente reposição da parcela confiscada da remuneração e o integral cumprimento do Acordo Salarial Interno, firmado em 1987 e desde então aplicado, como prática ininterrupta por parte da FUNDASP, de utilizar como base de cálculo 5 semanas para a composição da remuneração docente e convertido em direito adquirido dos professores.

Entendemos esta luta na perspectiva que defendemos de uma universidade de caráter popular, como meio e fim da luta da classe trabalhadora pela sua emancipação da exploração e de toda forma de opressão, e como caminho para o pleno desenvolvimento das capacidades humanas.

Brasil, 11 de setembro de 2022

Executiva Nacional da Unidade Classista
Unidade classista, futuro socialista!