ENTREGADORES DE APP FAZEM PARALISAÇÃO NACIONAL POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO

No último sábado (11) os entregadores de aplicativo realizaram uma paralisação nacional exigindo melhores valores nas entregas por quilômetro, o fim dos bloqueios injustos sem direito à defesa e os trabalhadores também se opõem a um sistema recentemente criado de agendamento de horários para trabalho, possibilitando fazer as entregas somente aqueles que agendarem com antecedência. A paralisação, iniciada às 10h, ocorreu em diversos estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Maranhão e Paraíba e “brecou” as entregas em shoppings, redes de fast-food e padarias. Em julho do ano passado, os entregadores já haviam paralisado nacionalmente duas vezes.

Com a pandemia e as péssimas condições de vida da classe trabalhadora nos últimos anos, cerca de 11,4 milhões de pessoas passaram a trabalhar em aplicativos no último ano, ou seja, em torno de 20% da população adulta brasileira (32,4 milhões de pessoas) atua nesta categoria hoje, segundo dados da pesquisa do Instituto Locomotiva.

Sem qualquer vínculo empregatício, nenhuma proteção social e expostos à pandemia desde o início, estes trabalhadores são uma das violentas expressões do avanço do capital sobre o trabalho sob o véu ideológico do “patrão de si mesmo”, com vistas a fragmentar e desmobilizar a categoria.

No entanto, além do aumento da exploração, aumentou também o custo de vida dos trabalhadores. O absurdo preço dos combustíveis, por exemplo, atingiu duramente esta categoria que precisa se locomover o dia inteiro para sobreviver. A criminosa política de paridade de preços de importação (PPI) imposta desde 2016 por Michel Temer, submete os interesses dos trabalhadores brasileiros aos do mercado internacional, acabando com nossa soberania e com a renda do trabalhador.

A Unidade Classista se solidariza à luta dos entregadores de aplicativo que, diante do aprofundamento da luta de classes, nos impõe a organização urgente para barrar a ofensiva da burguesia e avançar na perspectiva dos interesses da classe trabalhadora.

UNIDADE CLASSISTA, FUTURO SOCIALISTA!