DEIXE AS ESCOLAS DECIDIREM!

Trabalhadores da educação, estudantes e familiares unidos contra a COVID-19, em defesa da vida!

Não há dúvidas de que, para além da área da Saúde, que esteve na linha de frente nesta pandemia, a área da Educação foi um dos setores mais atingidos.

De uma hora para outra, sem contar com formação ou equipamentos adequados, trabalhadores e trabalhadoras tiveram de se desdobrar para dar continuidade ao processo de ensino, porém de forma remota.

A despeito de todas as dificuldades, mesmo com a convicção de que a atividade educativa é inconcebível sem o contato humano, sem o abraço e o olho no olho, esses profissionais continuaram seu trabalho de maneira exemplar, mostrando que os servidores públicos da educação municipal não são vagabundos ou incompetentes, como a burguesia e seus seguidores (incluindo aqui o prefeito Bruno Covas e seus secretários) costumam sugerir.

Desde o início da pandemia a gestão Covas tem agido de maneira extremamente autoritária, sem acatar as demandas postas pelas equipes das unidades educacionais, sem diálogo com os trabalhadores, sempre impondo as decisões de maneira vertical, como se não estivessem lidando com pessoas que têm a capacidade de pensar e de tomar decisões coerentes, que conhecem seu território e a realidade em que estão inseridas.

Agora, nas vésperas da vacinação, um novo ataque: querem a volta das atividades presenciais no dia 01/02/2021, com o retorno dos alunos previsto para 15/02/2021, com período normal de aulas (5 horas).

Voltar agora seria arriscar a vida de educadores e estudantes! Manaus foi uma das primeiras cidades do mundo a retornar com as aulas presenciais e, infelizmente, é hoje um dos maiores exemplos de como esse tipo de encaminhamento é inconsequente.

Por isso, nós, da Unidade Classista, defendemos que as trabalhadoras e os trabalhadores, junto à comunidade escolar, devem decidir o momento adequado do retorno. E esse momento é depois do controle da pandemia, da vacinação de toda a população!

Caso a prefeitura de São Paulo mantenha sua posição, o Sinpeem e os educadores devem optar pela GREVE em defesa da vida!

Professores e educadores, é hora da luta! Vamos dialogar com a comunidade escolar, mostrar a inviabilidade dessa proposta da prefeitura, defender a vacinação para todos e o retorno, com segurança, após a imunização coletiva.

Sigamos nos organizando e nos mobilizando em defesa da vida!

Unidade Classista – Comitê SINPEEM