Nota de repúdio ao URL/MA (Articulação – PT)

NOTA DE REPÚDIO AO URL/MA – (ARTICULAÇÃO PT)

E O SEU TOTAL DESPREPARO POLÍTICO PARA RETIRADA DOS

DELEGADOS PARA O XIII CONTECT DA FENTECT

Os trabalhadores do Estado do Maranhão coordenados pela Unidade Classista (UC) corrente sindical ligada ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público denunciar o total despreparo político e a condução sempre truculenta do grupo URL (Unidade, Resistência e Luta – Articulação PT) no Estado do Maranhão.

Na última segunda-feira, dia 09 de abril foi realizada a assembleia para retirada de delegados para o XIII Contect (Congresso dos trabalhadores dos Correios) onde é debatida a estratégia política para os trabalhadores ecetistas e também onde ocorre a eleição da nova diretoria da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Similares (FENTECT).

Como consta no edital lançado no veículo de comunicação “Jornal Pequeno” do Maranhão, a assembleia estava marcada em primeira chamada as 18h30 e a segunda chamada para as 19h. Os trabalhadores ecetistas do Maranhão já estavam no local da Assembleia enquanto nenhum dos responsáveis pela publicação do edital se encontrava no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão (Sindsep/MA).

Por volta das 19h30, o Jhonny (membro da antiga direção do Sintect-MA, e da URL/Articulação PT) aparece de forma assustada no auditório do Sindsep-MA, logo em seguida saiu, percebendo que tinham sido surpreendidos pela presença de outros trabalhadores que não pertenciam a sua corrente política, começou a ligar para os seus companheiros para socorrê-lo, diante da possibilidade real de perder a assembleia.

Convidamos para participar da assembleia que já estava em andamento, coordenada pelo diretor da Fentect da Região Norte/Nordeste, José Rodrigues dos Santos Neto e André Alencar Carvalho (Carteiro do CDD Caxias) ao qual seguiu os procedimentos como previsto no Estatuto da Fentect e a própria publicação do edital de convocação dos trabalhadores.

As 20h00 após o encerramento da assembleia, Domingos (Dirigente da URL/Articulação PT) e mais 2 trabalhadores desta corrente, aparecem de forma truculenta e tentaram puxar uma nova assembleia, apontando que só eles poderiam tirar delegados. Apresentando uma lista de presença onde só constava a logomarca URL e sem nenhuma ligação direta a Fentect e muito menos aos trabalhadores do Maranhão.

Nós da Unidade Classista repudiamos esse tipo de expediente na luta sindical e denunciamos publicamente a URL/Articulação PT/MA por essas práticas espúrias que são realizadas por essa corrente que acaba desmotivando os trabalhadores a estarem organizados e na luta em defesa da categoria.

Todos os trabalhadores lembram-se do que ocorreu em 2015 na assembleia de Caxias/MA, onde esse grupo que representava o Sintect-MA agiu de forma covarde e colocou seguranças armados para não deixarem os trabalhadores participarem. Tentando impedir os trabalhadores de compor uma chapa de oposição e mesmo a oposição mantendo a chapa, esse grupo deu um golpe na eleição e ignorou os votos da oposição, quando ainda detinham a máquina do sindicato.

Sendo assim, não permitiremos que tais elementos se apropriem da representação dos trabalhadores de luta para atender apenas os interesses políticos de lideranças sem legitimidade na base, que não estão preocupados com a luta dos trabalhadores.

Iremos lutar política e juridicamente para que a delegação eleita de forma legítima na assembleia de São Luís/Maranhão participe do XIII CONTECT. E que sejam os verdadeiros representantes dos trabalhadores doa Correioa do Estado do Maranhão no Congresso.

Nessa perspectiva a Unidade Classista aponta que não ha conciliação com os traidores de classe e nem com os burocratas que utilizam das táticas mais baixas para manterem-se no poder.

Unidade Classista, Futuro Socialista!