Viracopos dispensa servidores da Infraero
O Globo
O consórcio Aeroportos Brasil, operador privado do aeroporto de Viracopos dispensou 273 dos 800 funcionários da Infraero em Campinas. Esses servidores continuarão vinculados à estatal e deverão ser realocados em outros aeroportos.
A possibilidade de abrir mão dos servidores da Infraero estava no contrato de concessão do aeroporto. A medida começa a valer a partir de amanhã, quando a concessionária assume a gestão do aeroporto ainda em parceira com a Infraero.
Em 14 de fevereiro, quando passa a gerir integralmente o terminal, o consórcio vai ter de decidir o que fazer com os outros 527 funcionários da estatal no terminal.
Segundo a concessionária, as dispensas foram comunicadas a partir de 24 de outubro, após uma auditoria que identificou os funcionários que não queriam trabalhar com o operador privado e aqueles que não se “encaixavam no perfil da empresa”.
Ao todo, 7.969 trabalhadores estão credenciados para trabalhar em Viracopos. Desse total, 904 são da Infraero, sendo 800 dentro das atividades privatizadas e outros 104 que vão permanecer na estatal mesmo após o operador privado assumir por completo a gestão do aeroporto.
Desde que começou a atuar no aeroporto, a Aeroportos Brasil contratou 60 funcionários. No período, a concessionária também formalizou o convite a cerca de 20 gestores da Infraero para que continuem a trabalhar em Campinas.