UNIDADE CLASSISTA PRESENTE NO 40º CONGRESSO DO ANDES-AN – A VIDA ACIMA DOS LUCROS

Nesta semana, de 27 a 31 de março, em Porto Alegre, está ocorrendo o 40º congresso do ANDES-SN. Com o tema _”a vida acima dos lucros: Andes-SN 40 anos de luta”, o evento marca o retorno aos congressos presenciais da categoria docente.

Dentre os temas debatidos estão a luta pela recomposição salarial, a construção do calendário de mobilização e greve do funcionalismo público, por melhores condições de trabalho, pelo orçamento público para as universidades, pela revogação das contrarreformas trabalhista e previdenciária, contra a PEC32, além de questões programáticas para a educação, e para a universidade, ratificando e qualificando os posicionamentos históricos do ANDES-SN contra a mercantilização da educação, em favor de uma Educação e Universidade radicalmente populares.

A Unidade Classista esteve em peso no congresso, tendo delegados e delegadas de base eleitos e eleitas em sessões sindicais de todas as regiões do país. Os militantes da UC têm se colocado ativamente em todas as tarefas do congresso, contribuindo para o bom andamento dos trabalhos, garantindo que este seja um espaço de debate qualificado e amplamente democrático.

Além das tarefas organizativas, a UC tem atuado de forma decisiva também nas formulações para a luta tática e estratégica do Sindicato Nacional.

A partir da análise e das deliberações do congresso, a militância da UC continuará o processo de construção do ANDES-SN com a categoria docente, nas bases, e junto a todos trabalhadores, levando a discussão e mobilizando a categoria para avançarmos juntos na luta, tanto pelas necessidades urgentes de nossa classe, quanto pela mudança radical desta sociedade!

Unidade Classista, Futuro Socialista!