UNIDADE CLASSISTA NA POSSE DA NOVA DIRETORIA DO ANDES-SN

Com o tema “Na Reorganização da Classe com inspiração nas lutas e culturas populares”, foi realizado, entre os dias 14 e 16 de julho de 2023, o 66º CONAD do ANDES-SN que, dentre outras coisas, deu posse à nova diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior, eleita no pleito ocorrido no último mês maio.

Após fundamental esforço militante dos/as nossos/as camaradas, em articulação com outros setores combativos do campo classista, não apenas na construção da campanha em nível nacional e nas 12 secretarias regionais que compõem o ANDES-SN, mas também na composição da Chapa 1, “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar”, saímos vitoriosos enquanto classe. Essa vitória se dá um contexto de disputa acerca da concepção de sindicato e de suas pautas de luta, no interior do SN, e se apresenta tão mais importante em um cenário de tendencial retração do ímpeto de luta de setores do campo democrático popular em acomodação ao novo governo de frente ampla de Lula-Alckmin.

A Unidade Classista compõe de forma expressiva e qualificada a nova diretoria eleita e empossada, com camaradas em praticamente todas as regionais, mas também na Diretoria Nacional, ocupando a Secretaria Geral e o bloco da presidência. A nova gestão do ANDES-SN (2023-2025) tem a tarefa não só de manter o sindicato no rumo da independência de classe e da autonomia frente a governos e reitorias, mas também de dar consequência ao Plano de Lutas desse que é um dos maiores sindicatos docentes da América Latina, e que representa mais de 300 mil docentes do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
Um desafio central nesta conjuntura, para o qual a nossa militância precisa estar absolutamente engajada, é o desafio de, no espírito do tema do 66º CONAD, reorganizar a classe trabalhadora e construir o próximo ENE (Encontro Nacional da Educação de) na perspectiva do ENCLAT. Essa tarefa de reorganização só será possível com a construção de uma forte unidade de ação do campo classista, tendo o ANDES-SN um papel chave nesse processo. Nossa reorganização não se dará por fórmulas pré-determinadas, mas sim por um amplo e diverso processo de lutas e debates no seio da nossa classe, em especial na luta docente em defesa de um projeto emancipatório de universidade, por uma Universidade Popular. Nesse sentido, será fundamental a realização desse debate no âmbito do GTPE, através de um painel sobre Universidade Popular, conforme proposta trazida pela Unidade Classista e aprovada pela categoria nesse 66 CONAD.

A Unidade classista saúda a nova diretoria do ANDES-SN e se coloca à disposição para lutar ombro a ombro por esse projeto de universidade, com compromisso com as lutas gerais da categoria docente e da nossa classe. Pelo fortalecimento do ANDES-SN e pela reorganização da classe trabalhadora,

Unidade Classista, Futuro Socialista!