Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
STF ASSINA EMBAIXO DO DESMONTE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NO BRASIL - Unidade Classista

STF ASSINA EMBAIXO DO DESMONTE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NO BRASIL

No dia 06 de novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou o trecho da Reforma Administrativa de 1998, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), acabando com a obrigatoriedade do regime jurídico único e dos planos de carreira para servidores públicos.

A nova decisão do STF não terá efeitos retroativos, passando a valer para os próximos concursos, onde com essa decisão os servidores poderão ser contratados também por sistema celetista, ou seja, mediante a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), viabilizando a extinção dos servidores estatutários e replicando o que já acontece em algumas empresas públicas como o Banco do Brasil ou a Petrobras. Com isso, perde-se a estabilidade dos servidores públicos e com ela a independência destes trabalhadores perante os governos, garantida somente pelo Regime Jurídico Único.

Com apenas os votos contrários de Carmen Lúcia, Edson Fachin e Luiz Fux, a decisão foi aprovada com aval dos ministros indicados pelo atual governo Lula, sendo estes Flávio Dino e Cristiano Zanin, mostrando que a pauta antipopular de retirada de direitos e de precarização dos serviços públicos continua em cena, garantindo a tão propagandeada flexibilização estimulada pelo capital em sua política neoliberal, que nada mais é que o somatório da precarização do trabalho.

Além da decisão do STF, o governo Lula e o congresso também são responsáveis por outros recentes ataques, como a aplicação de demissão de servidores públicos, as péssimas negociações com diversas categorias, a atitude persecutória perante as greves e a tentativa de passar uma nova reforma administrativa são alguns exemplos de políticas que buscam sofisticar a estrutura de Estado e os métodos de governo para explorar e oprimir cada vez mais a classe trabalhadora.

Sendo assim, a Unidade Classista convoca o conjunto dos trabalhadores e das trabalhadoras do serviço público para construção de grandes mobilizações contra o sucateamento e as privatizações e pela conquista de suas demandas.

Conclamamos as demais categorias de trabalhadores a lutarem em defesa do serviço público, essencial para a manutenção dos interesses da classe trabalhadora diante dos ataques promovidos pelos patrões e pelo atual governo Lula, que evidencia cada vez mais a sua subserviência aos interesses da burguesia.

Não podemos recuar diante dos ataques aos nossos direitos, devemos construir uma greve geral do serviço público e um Encontro Nacional da Classe Trabalhadora (Enclat)!

UNIDADE CLASSISTA, FUTURO SOCIALISTA!