SOLIDARIEDADE COM A CGTP, OS TRABALHADORES E O POVO PERUANO!

A Unidade Classista repudia o golpe institucional perpetrado pelo Congresso peruano, a oligarquia e o imperialismo, no dia 7 de dezembro de 2022, que cassou o mandato, prendeu o Presidente do Peru Pedro Castillo e desencadeou uma violenta repressão contra os trabalhadores que já deixou um saldo de quase 50 assassinatos.

Na pátria do grande dirigente comunista, José Carlos Mariátegui, local de uma das mais importantes experiências de Universidade Popular, a Universidade Popular Gonzalez Prada (UPGP), os trabalhadores, camponeses e o povo peruano lutam pelos seus direitos sociais e liberdades democráticas, contra a expropriação dos seus recursos naturais por parte das empresas monopolistas da mineração, a oligarquia e o imperialismo.

Exigem a renúncia da impostora Dina Boluarte, o fechamento do congresso maioritariamente corrupto e nas mãos das forças fascistas do ex-ditador Fujimori, novas eleições, a convocatória de uma Assembleia Constituinte e a liberdade do presidente Castillo.

No quadro desta brutal repressão foi detido, no dia de ontem, o secretário geral da CGTP San Martín, Henrri Wuiliian Mena Salazar. A UC manifesta a sua solidariedade com o dirigente
detido, com todos os outros dirigentes de organizações sociais também detidos. Exigimos, junto com a CGTP e a FSM, a sua imediata libertação, assim como o respeito a sua integridade física e psicológica.

Como resposta a toda esta situação, a CGTP está convocando, para esta quinta-feira, dia 19 de janeiro, para um Dia de paralisação cívico e popular com a consigna: PELA IMEDIATA RENÚNCIA DE DINA BOLUARTE E A MESA DIRETORA DO CONGRESSO!

Toda nossa solidariedade com este dia de mobilização e nosso compromisso de denunciar amplamente a repressão e brindar todo o apoio às lutas do povo e trabalhadores peruanos.

NÃO AO GOLPE!

REPÚDIO DO MASSACRE DO POVO!

LIBERDADE PARA HENRRI WUILIIAN MENA SALAZAR! POR

UMA NOVA CONSTITUIÇÃO E ELEIÇÕES JÁ!

VIVA A GREVE GERAL DO 19 DE JANEIRO!