REESTATIZAR A EMBRAER É GARANTIR NOSSA SOBERANIA

A Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A (Embraer) é um gigante na área da tecnologia nacional. Figura como uma das grandes empresas aeronáuticas do mundo e tem papel fundamental na exportação brasileira. Agora a Embraer está sob o risco de ser entregue totalmente para o Capital internacional e deixar sem perspectiva 16 mil trabalhadores.

A Embraer foi sucateada no governo Collor e privatizada com Itamar Franco, entregando a empresa para acionistas, deixando o Estado Brasileiro como acionista minoritário, ignorando o desenvolvimento tecnológico, o esforço dos trabalhadores brasileiros na construção desse símbolo de nossa soberania no campo técnico-científico.

A visão deturpada sobre o papel da Embraer para a economia nacional foi revelada na aventura desastrosa com a Norte-Americana Boeing, onde foi cancelada a venda sem maiores explicações.

Por isso, a corrente sindical UNIDADE CLASSISTA que luta pelo fortalecimento e ampliação do setor de empresas estatais na economia, como vetores estratégicos para o desenvolvimento social, se une à luta pela REESTATIZAÇÃO DA EMBRAER, pois uma empresa com 5 décadas, 16 mil trabalhadores e uma contribuição inestimável ao desenvolvimento técnico-científico não pode ser usurpada do povo brasileiro.
Reivindicamos a reestatização da Embraer pelo seu papel estratégico no desenvolvimento de novas tecnologias, pela importância econômica na política de exportação e por ter um valor simbólico de nossa soberania tecnológica.

Para UNIDADE CLASSISTA, mais importante que o Estado Brasileiro se tornar acionista majoritário ou ter poder de veto, é REESTATIZAR a EMBRAER para que ela retorne a ser 100% do Estado e assim criar as condições para ser administrada ao serviço DO POVO BRASILEIRO.

UNIDADE CLASSISTA!

FUTURO SOCIALISTA!