POR UMA ESCOLA SEM MORDAÇA

A UNIDADE CLASSISTA – FRAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, vem a público expressar sua solidariedade ao professor da Rede Pública Estadual de Boa Vista (RR) pelos ataques sofridos devido a deturpação de uma fala que fora retirada de seu contexto em uma aula sobre a ausência de políticas públicas para toda a sociedade.

O conteúdo do vídeo que foi gravado sem autorização e que retrata apenas parte do debate em sala de aula, tem sido amplamente divulgado por diversos meios de comunicação locais e nacionais com o intuito de desqualificar a atuação profissional do docente. O próprio presidente Jair Bolsonaro cita o caso em uma live com 98 mil espectadores.

Cabe dizer que vivenciamos, já de longa data, constantes ataques à autonomia pedagógica das escolas e de docentes, incentivados pela falácia do projeto “escola de sem partido” (a lei da mordaça) que diferente do que alega, pretende estabelecer a censura nas escolas e universidades por meio proibição de discussões ou ensino de pensamento crítico que contrariem a ordem estabelecida pela classe dominante.

Mesmo o projeto tendo sido derrotado como Lei, seus ideais encontram respaldo no conservadorismo que ascendeu no país durante o governo bolsonarista. Para isso, incitam estudantes e responsáveis contra os docentes, buscando através do linchamento público, criar distorções para causar punições, demissões ou mesmo o cerceamento do pensamento crítico nas escolas e universidades.

Não podemos aceitar que essa prática continue, pois o processo de ensino e aprendizagem presume liberdade de cátedra, autonomia pedagógica, contato com diversas perspectivas de pensamento e, sobretudo, respeito ao trabalho docente.

Repudiamos a postura desonesta de forjar situações para prejudicar professores, a difusão de conteúdos recortados e fora do contexto (obtido sem autorização), o linchamento público ao qual o docente vem sendo submetido por jornalistas, blogs e grandes meios de comunicação, pois tudo isso atenta diretamente à autonomia pedagógica necessária para uma educação de qualidade.

A UNIDADE CLASSISTA se solidariza com o professor de geografia da escola estadual Camilo Dantas, e também com todos os professores que vêm constantemente sendo ameaçados, constrangidos e assediados por fazerem corretamente seu trabalho.

Pela autonomia pedagógica e docente,
Pelo fim da censura nas escolas
Pela garantia do pensamento crítico no ensino-aprendizagem
Mordaça Nunca Mais!

Unidade Classista
Futuro Socialista