PETRÓLEO BRASILEIRO PARA CUBA JÁ! ABAIXO O BLOQUEIO CRIMINOSO DE TRUMP

Não me importei (quando levaram) os operários e miseráveis, porque não era miserável ou operário (…) agora estão me levando. (Mas) Como não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo.
Bertold Brecht, em “Primeiro levaram os negros”.
Há 67 anos a Maior das Antilhas sofre um bloqueio comercial e econômico criminoso imposto pelo imperialismo estadunidense, causando uma série de dificuldades para o governo e o povo cubano. Mesmo com toda a perseguição e a tentativa de isolamento de Cuba frente ao mundo, seu povo sempre resistiu e passou por conjunturas inimagináveis, atingindo patamares fantásticos de desenvolvimento humano e científico, sem nunca deixar de prestar solidariedade aos mais diversos países com serviços médicos e de socorro diante de emergências.
Da 1959 até 1991, Cuba tinha como seu principal parceiro comercial a União Soviética, que foi fundamental para afastar maiores ameaças de agressão dos EUA. Com o fim da União Soviética, Cuba buscou formas de se colocar no comércio internacional, buscando furar as sanções estadunidenses e proporcionar à sua população condições melhores de vida.
Porém, nas últimas semanas, o governo nazi-fascista do reconhecido pedófilo Donald Trump recrudesceu o bloqueio. Sob seu comando, em um ato tipificado com crime de guerra pela Convenção de Genebra, os EUA proibiram qualquer país de vender petróleo a Cuba, sob pena de sanção. Com isso, não apenas a Venezuela (invadida pelos EUA), mas também o México, um parceiro comercial cubano de longa data, interromperam por completo as remessas de petróleo à ilha.
Trump diz que Cuba está “falida”. Se isso fosse verdade, seria necessário recorrer a uma medida tão extrema para tentar destruir um país que resiste há sete décadas à ingerência do império mais brutal da História? Ainda assim, o impacto desse bloqueio total contra Cuba é enorme. Segundo o governo cubano, a ilha está sem receber combustíveis desde dezembro. E segundo a própria ONU, se a comercialização de petróleo à Cuba não for restabelecida imediatamente, o resultado seria a completa paralisia do país, incluindo indústrias, hospitais, escolas, o transporte e a alimentação, produzindo uma crise humanitária sem precedentes. É preciso deixar claro, Trump e seus asseclas não ameaçam tão somente um governo, mas sim um povo inteiro. Visam punir esse povo com todo tipo de sofrimento e privações pelo simples fato de não terem se rendido a seus desmandos.
Assim, nós da Unidade Classista, corrente sindical do PCB, exigimos um posicionamento claro e firme do Governo Brasileiro, juntamente com outros governos de esquerda latino americanos, contra essa grave e monstruosa escalada que ameaça o heróico povo cubano. Sobretudo por se tratar de uma agressão contra um povo que sempre demonstrou sua solidariedade para com os povos do mundo. Mais, exigimos do governo Lula que rompa o bloqueio, fornecendo petróleo e outros artigos necessários para devolver a vida dos cubanos à normalidade.
Não há tempo de ter medo, devemos sem vacilar enfrentar o decadente imperialismo estadunidense. Hoje é o povo cubano, amanhã será qualquer outro que não aceitar a recolonização e a completa submissão aos que se acham donos do mundo.
- Abaixo a bestialidade imperialista! Pela autodeterminação dos povos.
- Lula e Petrobrás, rompam o bloqueio já!
- Solidariedade já com a ilha da solidariedade! Viva Cuba livre!
Unidade Classista