OS EDUCADORES DE SÃO PAULO ESTÃO EM GREVE EM DEFESA DA VIDA, DO AUXÍLIO FINANCEIRO, DA VACINAÇÃO E DAS AULAS REMOTAS PARA TODOS!

Os educadores de São Paulo estão em greve em defesa da vida, do auxílio financeiro, da vacinação e das aulas remotas para todos!

Dia 15/02, iniciaram-se as aulas na rede municipal de São Paulo. Os alunos puderam optar por seguir na modalidade online ou híbrida (aulas presenciais + online).

Mas a volta às aulas veio no melhor momento da pandemia, não? Afinal, temos o número de mortos e infectados controlados! O prefeito reeleito Bruno Covas reformou todas as escolas, deixando-as prontinhas para o retorno! Sem contar que a crise econômica também deu uma folga: o preço de aluguel, gás, gasolina, alimentos, transporte público e tudo o mais só cai! E não vamos nos esquecer do excelente plano de vacinação organizado pelo governo federal sob o comando de Jair Bolsonaro, militares e empresários!

Antes assim fosse! Temos mais de 10 milhões de casos registrados de Covid-19 e mais de 250 mil óbitos (sendo 60 mil só no Estado de São Paulo!); aumento no preço dos alimentos básicos, do gás de cozinha, desemprego recorde e mesmo diante desse cenário, FIM DO AUXÍLIO EMERGENCIAL NO PIOR MOMENTO DA CRISE!

Se a situação está difícil em nossas casas, nas escolas não é diferente.

Passado quase um ano desde o início da pandemia, não foram realizadas reformas estruturais para adequar as escolas ao retorno, não há materiais de proteção em quantidade e qualidade suficientes, não há ventilação e estrutura adequadas, faltam funcionários do quadro de apoio, da cozinha e da limpeza. A situação é tão crítica, que a prefeitura recuou na abertura de algumas escolas, por falta de equipes de limpeza e/ou problemas no prédio escolar; e diariamente turmas são afastadas e escolas são fechadas por casos de covid-19.

Nas escolas estaduais, já são mais de 1.700 infectados desde o início das aulas presenciais, e o número de ocupação nos leitos hospitalares não para de crescer; o que significa que se um estudante, professor ou familiar precisar de internação, encontrará dificuldades.

Não podemos aceitar esse desprezo pela vida! Não deixem que os governantes criem uma (falsa) briga entre nós! Professores, estudantes e famílias estão todos no mesmo barco – à deriva.

Tais governantes nunca se preocuparam em fornecer condições básicas para termos um distanciamento físico com dignidade e sequer oferecem segurança sanitária para que a escola possa atender as crianças e jovens no período de pandemia sem que isso signifique um risco ao direito à vida. São esses governantes que tiram a comida da mesa das mães e dos pais de família e permitem que o desemprego seja geral! Eles sim são os inimigos do povo brasileiro!

Os educadores sofrem juntos com o descaso praticado pela elite do país, e é contra ela que estamos mobilizados, em greve! Uma greve em defesa da vida!

Por isso, reivindicamos, junto com o Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo:

  1. Retorno imediato do auxílio emergencial e do cartão merenda às famílias, no valor de pelo 1 salário mínimo!
  2. Aulas remotas em caráter emergencial e garantia de acesso a todos!
  3. Vacinação prioritária para professores e funcionários que fazem parte do universo escolar (motoristas de transporte escolar, equipe de limpeza e apoio, secretaria e gestão)!

Unidade Classista – Comitê SINPEEM