NOTA DA UNIDADE CLASSISTA: SOLIDARIEDADE À GREVE DOS MINEIROS DO SUL DE SANTA CATARINA

A Unidade Classista solidariza-se com a greve dos mineiros do sul de Santa Catarina que inicia-se na segunda-feira, dia 07/02, em seis mineradoras dos municípios de Içara, Lauro Muller, Treviso, Urussanga e Siderópolis.

Numa conjuntura de inflação elevada, a maior nos últimos seis anos, e de perda do poder aquisitivo da classe trabalhadora, fruto das políticas neoliberais e antipovo do Governo Bolsonaro, é mais do que justa a pauta de reivindicações da categoria, que pleiteia pela reposição da inflação, e mais um aumento real de 4,27%, além de direitos que relacionados a saúde do trabalhador, ao vale leite equidade salarial entre as carboníferas e a garantia de pensão por cinco meses para a família em caso de morte do trabalhador.

As carboníferas, através da entidade patronal Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina), negam-se a atender plenamente as reivindicações dos trabalhadores, apontando para um reajuste real de apenas 2,29%, mais a inflação.

O setor carbonífero acabou de ser beneficiado por leis dos Governo Bolsonaro e Carlos Moisés que asseguram a chamada “Transição Energética Justa” que visa manter a exploração e geração de energia termelétrica na Usina Jorge Lacerda até 2040, com subsídios para o setor de usinas de carvão mineral que podem chegar na casa de R$ 907 milhões em 2022. É o estado máximo para os capitalistas e mínimo para os trabalhadores!

Diante da intransigência dos empresários só resta aos trabalhadores a luta, a organização e a mobilização. Mais do que nunca, são necessárias unidade e combatividade da classe trabalhadora numa conjuntura de acirramento da luta de classes. A Unidade Classista/PCB solidariza-se com a greve, em defesa dos trabalhadores e de seus direitos.

Unidade Classista
Criciúma, 07 de fevereiro de 2022