NÃO AO GOLPE! FORA TERRORISTAS!

Organizar a luta de massas contra o golpismo!

Na tarde desse domingo, 08 de Janeiro, apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram o Congresso Nacional e tentaram ocupar prédios de outros órgãos públicos, com o intento de promover distúrbios e ensejar um golpe de Estado.

Esse movimento tem sido articulado há meses por setores da ultradireita brasileira, que conta com forte apoio financeiro de empresários e de segmentos de polícias militares e das Forças Armadas. Em diferentes mídias, grupos de extrema direita têm orientado abertamente manifestações de não reconhecimento dos resultados eleitorais e ataques à democracia.

As imagens que circulam nas redes sociais e também na imprensa televisiva não deixam dúvidas quanto à prevaricação de parte das forças policiais em Brasília, que, além de um efetivo muito aquém do que deveria haver para conter esse atentado anunciado, ainda facilitou em diversos trechos a passagem dos golpistas. Já se sabia que cerca de uma centena de ônibus havia chegado à capital federal com manifestantes golpistas. Este fato não é único: houve, após a divulgação da vitória de Lula, ações golpistas tramadas à luz do dia, como as que ocorreram em Brasília em 24 de dezembro ou com a tentativa de explosão de um caminhão tanque no aeroporto de Brasília, às vésperas do fim do Governo Bolsonaro, para disseminar o caos, o ódio, o confronto às instituições, e preparar terreno para uma possível intervenção militar.

O PCB entende que há em curso um claro atentado às instâncias democráticas. Exigimos apuração e punição imediata das autoridades que prevaricaram e possibilitaram a ocorrência desse nefasto episódio. Exigimos investigações para a identificação dos líderes e dos financiadores dessas ações e a sua prisão.

O momento exige uma resposta efetiva e articulada de todos os movimentos populares e sociais, entidades democráticas e Partidos de esquerda contra o neofascismo e seus grupos terroristas, com uma forte unidade de ação.

Assim, propomos:
1. Uma reunião de emergência das direções nacionais dos partidos da esquerda e do campo progressista, para articular ações e mobilizações contra as agitações golpistas, com prisão para golpistas e exoneração para servidores cúmplices na tentativa de golpe.

2. Articulação nos estados de atos de massa denunciando as agitações golpistas e exigindo a prisão dos articuladores das agitações golpistas.

3. Organização de plenárias estaduais amplas de denúncia contra as tentativas golpistas e em defesa das liberdades democráticas!

Fascistas não passarão!!

Comissão Política Nacional
Partido Comunista Brasileiro

Acompanhem o pronunciamento público do Partido Comunista Brasileiro, às 19h: https://youtu.be/9t3XvCAW2qU