Marylucia presente!

CFESS divulga nota em homenagem à assistente social e ex-conselheira Marylucia Mesquita

 

 

É com muito pesar que o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) comunica o falecimento da ex-conselheira Marylucia Mesquita (Gestões 1999-2002, 2008-2011 e 2011-2014).

Feminista e comunista, “Marynha”, como a chamávamos, foi, sem dúvida, uma das mais irrequietas assistentes sociais desse país. De perfil militante desde a graduação, concluída na Universidade do Estado do Ceará (UECE), Meirinha vem da geração do movimento estudantil dos anos 1990. Concluiu o mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2001) e atuou como docente nos cursos de Serviço Social do INTA/Sobral-CE (2008/2010) e da Universidade de Brasília (UnB), entre 2012 e 2014. Além da docência e das gestões do CFESS, integrava o Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS/UECE), era filiada ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e foi cofundadora do DIVAS (Grupo em Defesa da Diversidade Afetivo-Sexual). No CFESS, Marylucia Mesquita participou ativamente da Comissão de Ética e Direitos Humanos, da qual foi coordenadora na gestão “Tempo de luta e resistência” (2011-2014) e foi também conselheira do Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT entre os anos de 2013 e 2016.

Em seus breves quarenta e oito anos de vida – vinte e dois deles como assistente social – Mary contribuiu intransigente e incansavelmente para que a pauta dos direitos humanos fosse visibilizada no interior do Serviço Social e além dele. Temos certeza de que é dessa forma que ela gostaria de ser lembrada, pois esse universo de barbárie na vida social, contra o qual ela lutou bravamente, foi uma das razões de tanto sofrimento subjetivo nos seus últimos meses de vida.

O Serviço Social brasileiro agradece a intensidade dessa personalidade forte e dedicada aos princípios e valores do projeto ético-político profissional. Nós, seus/suas amigos/as de várias gerações do Conjunto CFESS-CRESS, vamos nos lembrar, sempre com saudade e doçura, da sua passagem por essa vida, que “devia ser melhor… e será!”.

 

Marylucia presente!!!

 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão É de batalhas que se vive a vida – 2017/2020

 

Disponível em http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1444