LULA DEMITE RITA SERRANO DA CAIXA E ENTREGA O BANCO AO CENTRÃO

Após meses de especulações e de uma verdadeira fritura pública da agora ex-presidenta da Caixa Rita Serrano, Lula cede à pressão de Lira e do Centrão. A imprensa anunciou que na data de hoje, 25/10, Lula demitiu Rita Serrano da Presidência da Caixa e nomeará Carlos Fernandes, indicado por Arthur Lira.

A trajetória de Rita Serrano na Presidência da Caixa foi frustrante para os empregados. Após um combativo mandato como Conselheira Representante dos empregados, a nomeação de Rita para a Presidência da Caixa significou inicialmente uma luz de esperança para o funcionalismo. Entretanto, infelizmente as palavras de seu discurso de posse “acabou a gestão pelo medo” ficaram praticamente só na retórica: muitos bolsonaristas convictos permaneceram em cargos de altas chefias, o assédio e a pressão por metas continuaram insuportáveis.

Apesar disso, sua substituição por um apadrinhado do Centrão só aponta mais problemas para os empregados e a clara intenção do Centrão do uso político-eleitoral da Caixa para seus propósitos obscuros.

A Unidade Classista tem clareza de que a opção do governo Lula de “governabilidade institucional” via troca de cargos por apoio no Congresso está na raiz desta demissão de agora. Nós da UC sempre divergimos desta concepção, típica da conciliação de classes: defendemos que somente a organização e mobilização popular são capazes de pressionar o governo e este Congresso de maioria reacionária para garantir e conquistar direitos.

A Unidade Classista conclama ao conjunto do funcionalismo da Caixa que nos mobilizemos ainda com mais vigor a partir de agora, para conquistarmos a garantia de um Saúde Caixa para todos, uma solução para o equacionamento do déficit da FUNCEF e o fim do assédio no trabalho.

TODOS À LUTA!
O CENTRÃO NÃO É BEM VINDO NA CAIXA!

UNIDADE CLASSISTA BANCÁRIA