Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Guatemala: Sindicalistas denunciam mais um assassinato de jornalista - Unidade Classista

Guatemala: Sindicalistas denunciam mais um assassinato de jornalista

CUT

União Sindical de Trabalhadores da Guatemala alerta que

são quatro os profissionais de imprensa assassinados neste ano

A União Sindical de Trabalhadores da Guatemala (Unsitragua) denunciou o assassinato do jornalista e locutor Carlos Alberto Orellana Chávez, ocorrido na segunda-feira (19) em San Bernardino, estado de Suchitepéquez. Já são quatro os profissionais de imprensa mortos impunemente neste ano, alerta o Unsitragua, recordando os homicidios de Luis de Jesús Lima em 6 de agosto; Luis Alberto Lemus Ruano, em 7 de abril e Jaime Napoleón Jarquín Duarte, em 20 de março.

“Condenamos e rechaçamos de maneira enérgica a política de repressão, controle, intimidação, insegurança, terror, criminalização, perseguição, encarceramento e assassinatos contra os movimentos sociais, jornalistas e meios de comunicação que difundem suas noticias com plena veracidade dos fatos e independência do governo e das grandes empresas”, afirma a nota do Unsitragua. Repudiando esses “fatos covardes e criminosos que atentam contra a vida e a liberdade de pensamento de profissionais vinculados à atividade jornalística”, a central guatemalteca cita nominalmente mais de uma dezenas de casos de jornalistas e radialistas submetidos a constantes ataques e intimidações.

O governo do general Otto Pérez Molina foi denunciado pela Unsitragua por alimentar a impunidade com sua completa inação e por descumprir o artigo 2 da Constituição Política da República da Guatemala, que assegura o livre exercício de informar e ser informado.

Diante da pressão de que a sua omissão visa favorecer a continuidade dos assassinatos e inibir as críticas da imprensa, Pérez Molina anunciou que o governo estuda a criação de “uma instância que proteja o trabalho e a vida dos jornalistas”.

Nos últimos meses o diretor do jornal elPeriódico, José Rubén Zamora, acusou pessoalmente Molina de suborno para silenciar suas críticas. “Em março passado, aproveitando-se de uma amizade de 20 anos, o presidente visitou-me na minha casa. Almoçamos, e ele propôs, um suborno ao invés de um acordo de paz”, denunciou Zamora.