EM NOVEMBRO, DESEMPREGO ATINGE 14,2% DOS BRASILEIROS

Em pesquisa divulgada quarta-feira (23/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou um novo recorde de desemprego na pandemia do novo Coronavírus. Os dados apontam que no Brasil foi registrado o número de 14 milhões de desempregados, um aumento de 2% em comparação com outubro (13,8 milhões). Em maio o número registrado foi de 10 milhões.

Segundo a pesquisadora Maria Lucia Viera; “Esse aumento da população desocupada ocorreu, principalmente, na região Nordeste. Nas outras regiões o quadro ficou estável”.

QUEDA NO ISOLAMENTO

A política de austeridade do governo Bolsonaro que não queria dar o auxílio emergencial, sendo obrigado pelo Congresso Nacional a conceder o valor de R$ 600 reais, depois reduzindo para R$300 reais e sua propaganda negacionista está obrigado os trabalhadores a buscarem sobreviver. A pesquisa do IBGE revela que apenas 11,1% da população mantém o distanciamento social. Lembrando que em julho, o percentual geral de pessoas mantendo o isolamento no Brasil chegou a 23,3%. A região Nordeste foi o maior percentual (12,8%).

OUTROS DADOS IMPORTANTES

  • Em 28 milhões de domicílios (41% do total do país), algum morador recebeu auxílio emergencial;
  • 28,6 milhões de pessoas fizeram algum teste para a Covid-19 até novembro;
  • 10,2 milhões de pessoas não tomaram nenhuma medida de restrição para evitar o contágio;
  • 11,2% dos estudantes não tiveram atividades escolares no país, sendo que no Norte esse percentual foi mais que o dobro (25,4%);
  • 204 mil estudantes não realizaram tarefas devido à falta de acesso à internet, 169 mil não conseguiram se concentrar e 154 mil não tinham computador, tablet e celular.