DUAS GUERRAS NA EUROPA – UMA CONCLUSÃO

Em 1999, no coração da Europa, a OTAN, os EUA, a UE, e os seus aliados bombardearam a Jugoslávia. Hoje, em 2022, a Rússia atacou a Ucrânia, numa guerra injusta e destrutiva. No entanto, onde estão escondidos todos aqueles que em 1991 tentavam persuadir todos os povos de que a dissolução da União Soviética e as derrotas nos países da Europa de Leste se realizavam em prol da segurança internacional e da paz global?

A verdade era diferente quando havia a União Soviética, havia um “contrapeso”, havia uma potência poderosa verdadeiramente a favor da paz e da amizade dos povos. Após as derrotas, o equilíbrio internacional do poder mudou drasticamente. A OTAN, os EUA, a UE travaram guerras no Iraque, Afeganistão, Síria, Líbia, Iémen, Arménia, etc. A verdadeira conclusão é uma e apenas uma. O derrube do Socialismo nos países da Europa Oriental causou apenas sofrimento.

A Federação Sindical Mundial, exige também agora o fim da guerra na Ucrânia. O ataque russo deve parar agora, a OTAN deve ser dissolvida agora e deve ser mantido um diálogo substancial.

Garantimos aos sindicatos filiados na FSM na Ucrânia que apoiamos os esforços para assegurar o seu direito de decidir sozinhos pelo seu presente e pelo seu futuro. A FSM foi e continua a ser contra as práticas fascistas do governo ucraniano, que é um fantoche dos EUA e da OTAN. O povo da Rússia, Ucrânia, e todos os países deveriam fazer esforços diários para desenvolver a paz através de relações de amizade e solidariedade. A nossa luta comum contra as contradições imperialistas deve e pode travar as guerras imperialistas.

O secretariado
Atenas, 24 de fevereiro de 2022