DERROTAR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA MUNICIPAL EM FORTALEZA E CONSTRUIR O PODER POPULAR!

Na última quarta-feira (10), o prefeito José Sarto (PDT) enviou, com regime de urgência, duas mensagens a Câmara Municipal, solicitando a aprovação dos pontos que mexem na previdência dos servidores municipais, uma verdadeira reforma maldita, nos moldes do Bolsonaro.

As mensagens compõem a parte inicial do projeto de reforma da Previdência, sem nenhum diálogo com a categoria, versando sobre aposentadoria dos servidores e previdência complementar, onde, dentre outros pontos, reduz os salários quando o servidor se aposenta, inclusive retirando gratificações relativas a cargos comissionados ou funções gratificadas incorporadas quando ainda na ativa; retira o direito do servidor contribuir para a sua aposentadoria durante período de licença para interesses particulares; acaba com o direito das(os) pensionistas de receberem 70% do valor do salário enquanto o processo de pensão não é finalizado, cancela pensão por acidente de trabalho, etc. A primeira mensagem foi aprovada em 1º turno com 31 votos a favor e 9 votos contra, enquanto a segunda não foi votada em plenário, mas tramita em comissões.

A Coordenação Estadual da Unidade Classista e o Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Ceará vem a público repudiar a ação do prefeito José Sarto e da Câmara Municipal em aprovar mais um ataque contra os trabalhadores, no caso os servidores municipais, sem qualquer diálogo e de forma abrupta, onde vereadores que votaram contra manifestaram que não houve tempo hábil para a leitura das mensagens. Nos solidarizamos com a categoria e nos colocamos a disposição para lutar contra essa reforma previdenciária maldita, apostando na luta da classe trabalhadora como forma de barrar esses e outros ataques aos seus direitos.

O momento é de unidade do conjunto da classe trabalhadora, construindo uma greve geral contra os ataques aos seus direitos, sem esquecer o reflexo do cenário federal, onde as reformas que estão tramitando deverão atingir o conjunto da classe trabalhadora em todo o país. Convocamos os servidores municipais e suas entidades sindicais a se organizar para a luta e construir o Fórum Sindical e Popular de Luta por Direitos e Liberdades Democráticas!

Coordenação Estadual da Unidade Classista – Ceará

Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Ceará