DECLARAÇÃO DA FSM SOBRE O DIA MUNDIAL DO REFUGIADO

Por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, a FSM apela aos seus mais de 105 milhões de membros nos 133 países dos 5 continentes para que continuem e reforcem a sua luta, em todos os setores e em todas as regiões, pela integração plena e harmoniosa dos imigrantes nas sociedades locais e em todos os aspectos da vida social, incluindo os sindicatos.

É evidente que a agressividade imperialista para o controle e a exploração dos mercados, dos recursos naturais e das vias energéticas, a barbárie capitalista, as políticas antilaborais e antipopulares, a fome, a pobreza, o tráfico de escravos modernos são os principais fatores que, direta ou indiretamente, obrigaram milhões de pessoas a deslocações forçadas. Os dados mais recentes, segundo o ACNUR, mostram que há 108 milhões de pessoas deslocadas à força em todo o mundo.

Os refugiados são um dos grupos sociais mais vulneráveis que são desenraizados dos seus países de origem e acabam nos chamados países de acolhimento onde, na maioria dos casos, vivem em condições desumanas, enfrentando a insegurança e sendo privados de necessidades básicas. Os refugiados, assim como os migrantes econômicos e todas as pessoas deslocadas à força, são tratados como “exército de reserva” para a produção capitalista; quando os capitalistas precisam de aumentar a produção, os refugiados e os migrantes são explorados como mão de obra barata em condições de trabalho inseguras e miseráveis, com salários de fome.

Além disso, o número de pessoas deslocadas nos seus países devido a conflitos, catástrofes naturais, alterações climáticas e consequências econômicas aumenta de ano para ano. Segundo os dados mais recentes, o número de pessoas deslocadas internamente atingiu 62,5 milhões, de acordo com o Centro de Monitorização dos Deslocados Internos (IDMC).

Os ataques contra os refugiados aumentam. Com a ascensão de governos neonazis e fascistas em todo o mundo, os refugiados são alvo de discriminação e de crimes de ódio. Além disso, os governos neoliberais adotam políticas anti-refugiados e antipopulares para limitar a entrada de refugiados nos seus países, violando, na maioria das vezes, os tratados internacionais e os direitos humanos.

As forças imperialistas interferem nos assuntos internos de países soberanos, provocando guerras e destruição, impondo bloqueios e sanções econômicas que levam as pessoas a fugir das suas pátrias, enquanto fazem tudo o que está ao seu alcance para repelir a entrada de refugiados nos seus países, recusando-se assim a assumir a responsabilidade pelos seus atos, enquanto se fazem passar por defensores e ativistas dos direitos humanos.

A última tragédia no Mediterrâneo fez cair muitas lágrimas de crocodilo, os líderes europeus derramaram lágrimas sobre as vítimas do barco afundado que transportava 750 refugiados, mas continuam a financiar conflitos militares e a impor sanções ao país de onde provêm os refugiados.

Mais uma vez, o Mar Mediterrâneo é transformado numa vasta sepultura úmida para as vítimas das guerras imperialistas e da barbárie capitalista, à procura de melhores dias na Europa. Mais uma vez, a UE, com as suas políticas e intervenções, assassina pessoas.

O movimento sindical internacional de classe une milhões de trabalhadores em todos os pontos do globo contra a exploração, independentemente da sua origem, nacionalidade, gênero, cor, religião e qualquer outra diferenciação insubstancial.

Lutamos pela criação de centros de acolhimento e hospitalidade dignos, onde serão fornecidos alimentos e cuidados médicos, bem como educação para os filhos dos refugiados. A proteção dos refugiados é uma obrigação dos Estados dos países de acolhimento e estes não devem transferir esse dever para as ONG e para o seu funcionamento controverso. Exigimos a simplificação e a aceleração de todos os procedimentos para o transporte seguro dos migrantes para os seus países de destino final.

Continuamos e intensificamos a nossa luta para garantir liberdades democráticas e direitos civis, salários dignos, condições de trabalho e de vida adequadas, segurança e prosperidade para todos os refugiados. Reforçamos a nossa voz para a dissolução da OTAN e a abolição das intervenções imperialistas. Opomo-nos a todas as formas de discriminação e racismo. Enfrentamos a extrema-direita, o neo-fascismo e a xenofobia que semeiam veneno, opacando a verdadeira divisão da sociedade em exploradores e explorados, servindo a perpetuação da barbárie capitalista.