CHAMADA DA FSM PARA TRABALHADORES DE ARTE

16 de março de 2021 às 17:00 (horário grego) – 12:00 no Brasil

Caros colegas,

Trabalhadores de arte de todos os continentes,

A Federação Sindicatos Mundial (FSM), a voz militante de 105 milhões de trabalhadores que produzem riquezas em 133 países dos cinco continentes, envia a você uma calorosa saudação militante e internacionalista.

Nos dirigimos a vocês em meio a uma situação que afetou profundamente a classe trabalhadora mundial. A pandemia do coronavírus desmascarou com mais intensidade do que nunca os becos sem saída do capitalismo, a incapacidade do sistema de fornecer soluções para problemas que têm a ver com a própria sobrevivência e existência dos trabalhadores do mundo. No momento em que nossa turma conta suas mortes em hospitais carentes de pessoal e infraestrutura, a maioria dos nossos colegas nos locais de trabalho está exposta a condições de saúde e higiene quase inexistentes. Governos, empregadores e seus instrumentos aproveitam a pandemia para atingir os direitos e conquistas dos povos. O autoritarismo e várias formas de violência física, psicológica e mental estão em alta. Para o capital e as multinacionais, a vida humana nada mais é do que um custo.

Os trabalhadores da arte e da cultura não estão isentos do panorama geral; Em muitos casos, as consequências da crise capitalista desencadeada pelo coronavírus afetaram profundamente esse setor. Milhares de artesãos ficaram sem trabalho, enquanto muitos deles foram chamados a trabalhar sem direitos trabalhistas, sem medidas de higiene e segurança, com horários flexíveis e uma desregulamentação de seus direitos trabalhistas e sindicais. Os acordos de negociação coletiva são abolidos, enquanto a seguridade social e as liberdades democráticas estão na mira dos estados capitalistas. Infelizmente, muitos são os exemplos que milhares de nossos colegas, atores, cineastas, cantores, técnicos, artistas plásticos etc. podem compartilhar.

Cartaz oficial da FSM

Longe de seu público, milhares de artesãos enfrentam sérios problemas para sobreviver ao mesmo tempo em que as sociedades se alimentam do lixo do imperialismo cultural norte-americano.

Diante dessa situação, é mais imperativo do que nunca que os artesãos organizem em todo o mundo uma rede de contra-ataque e solidariedade. A FSM, como potência internacional da classe trabalhadora, está determinada a colocar todas as suas forças nisso e apoiar este esforço. Portanto, neste contexto, convocamos os trabalhadores da arte de todo o mundo a participar de uma Conferência Sindical Internacional a ser realizada em 16 de março de 2021 às 17:00 (hora da Grécia) sobre os seguintes assuntos:

Crise capitalista da época do coronavírus e suas consequências para os trabalhadores da arte

Troca de experiências entre diferentes países
Perspectivas de coordenação internacional
A conferência será realizada através da plataforma ZOOM e o sindicalista que desejar participar pode enviar sua participação, suas dúvidas ou propostas para o seguinte e-mail: athens@wftucentral.org

Coloquemos em prática o lema “NINGUÉM DEVE ESTAR SOZINHO NA CRISE!”

A solidariedade é a nossa arma!

O Secretariado da FSM