A VIDA ACIMA DOS LUCROS! EM DEFESA DA SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO!

Em meio à pandemia, são constantes os descasos dos patrões com a saúde dos trabalhadores, não sendo diferente aos profissionais da comunicação, em especial no Ceará, onde os casos de contaminação aumentam. No estado já são 20 casos de profissionais com o novo coronavírus, com duas mortes confirmadas, segundo dados do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

Setores da burguesia declaram abertamente que é preciso retomar a economia, mesmo ceifando a vida de milhares de trabalhadores. Para os patrões, o que importa é manter seus lucros, colocando a vida dos trabalhadores em segundo plano, como no caso das redações em que os jornalistas continuam trabalhando mesmo com sintomas do Covid-19, a exemplo do Sistema Verdes Mares, onde os profissionais retornam ao trabalho após três dias de licença médica, sem qualquer testagem. 

Como em outros setores, a exemplo da educação, há um grande perigo de aprofundamento nos ataques aos direitos dos trabalhadores, sob a justificativa do trabalho remoto ou home office. Portanto, nós da Unidade Classista no Ceará reafirmamos a necessidade de lutar pela manutenção dos direitos, sem descontos salariais em período de quarentena e que as empresas forneçam os equipamentos para os trabalhadores que estão em casa. 

Entendendo que os ataques dos patrões estão interligados com a política anti-povo do governo Bolsonaro e de seus aliados, é necessária a unidade de ação contra as medidas ultraliberais, o golpismo e as ameaças fascistas, que exigem, mais do que nunca, a construção de um programa da classe trabalhadora e da contraofensiva popular, na perspectiva de realizar, em futuro próximo após a quarentena, atos massivos contra os novos ataques que virão e em defesa dos direitos da classe trabalhadora e das liberdades democráticas.  

Convocamos a categoria para, diante deste cenário, a construção dos comitês populares de luta por direitos, além da participação da entidade sindical no Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por Direitos e Liberdades Democráticas. A vida está acima dos lucros!

Unidade Classista – Comitê de Base de Trabalhadores da Informação