100 ANOS DE LUTA E COMPROMISSO COM A CLASSE TRABALHADORA

A UNIDADE CLASSISTA, corrente sindical do Partido Comunista Brasileiro (PCB), saúda e comemora o centenário do mais importante operador político da classe operária brasileira. O Partidão, como ficou popularmente conhecido ao longo da história do Século XX, foi organizado a partir da inspiradora Revolução Russa, comandada por Vladimir Lenin e os Bolcheviques, construindo o primeiro Estado Operário e implantando o socialismo, formando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1917. Com essa revolução que abalou o mundo e apresentou a classe trabalhadora à possibilidade de mudar os rumos da história, foi organizado e fundado no dia 25 de março de 1922 o Partido Comunista Brasileiro.

O Partido Comunista Brasileiro – Seção Brasileira da Internacional Comunista (PCB-SBIC) passou menos de 05 meses de vida legal logo após a sua fundação. Porém, mesmo com todas as adversidades, o Partidão seguiu seu compromisso com a classe trabalhadora, organizando em 1930 o Bloco Operário e Camponês (BOC), apresentando o operário negro Minervino de Oliveira como candidato a presidência da república.

Ao longo do Século XX o Partidão enfrentou a ditadura Vargas, fundou sindicatos de operários e também no campo, impulsionou greves, prestou solidariedade e foi uma das forças internacionalistas do continente sul americano. Foi o grande impulsionador pela “Campanha do Petróleo é Nosso” e corresponsável pela criação da Petrobras. O PCB lutou pelas liberdades democráticas durante o período da Ditadura Militar em 1964-1985, foi fundamental na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo a universalização do atendimento. Mas nem por isso o PCB deixou de sofrer forte repressão ao longo de sua história, tendo seus militantes perseguidos, torturados e mortos.

Não podemos esquecer que a repressão contra esse operador político é uma marca traumática na história do PCB, pois dos seus 100 anos de existência, 61 anos foram na mais dura clandestinidade (1922 a 1945 – 23 anos) e (1947 a 1985 – 38 anos). Porém, com erros e acertos o Partidão nunca tergiversou sobre o propósito de construir a revolução brasileira e criar o poder popular para a classe trabalhadora.

A UNIDADE CLASSISTA (UC) é uma experiência recente na vida política do PCB. A UC foi fundada em 2012 e é parte da estratégia do PCB para retomar a inserção na classe trabalhadora, sendo um operador político que vai influenciar de forma qualitativa as lutas operárias nessa quadra histórica. A UC faz parte constitutiva do processo de Reconstrução Revolucionária do partido, reafirmada no XVI Congresso (Outubro de 2021).

A UNIDADE CLASSISTA SAÚDA O CENTENÁRIO DO PARTIDÃO E ENCERRA COM O TRECHO DO POEMA DE FERREIRA GULLAR

“O PCB não se tornou o maior partido do Ocidente nem mesmo do Brasil.
Mas quem contar a história de nosso povo e seus heróis tem que falar dele.
Ou estará mentindo.” (Poema de 1982, por ocasião dos 60 anos do velho Partidão, fundado em 25 de março de 1922)

In Memoriam de Lúcio Bellentani – Militante comunista, operário em fábricas do ABC paulista, onde foi dirigente metalúrgico

In Memoriam de Laudelina de Campos Melo – Militante comunista, fundadora do primeiro sindicato de trabalhadoras empregadas domésticas do Brasil.

In Memoriam de Oswaldo Pacheco – Militante comunista, estivador do Porto de Santos (SP), também foi presidente da Federação Nacional dos Estivadores.