Chapa 2: Adufrj-SSind de Luta e pela Base

 

Dia 11 de agosto, DIA NACIONAL DE LUTA PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA – inscrevemos a chapa Adufrj-SSind de Luta e pela Base para concorrer à direção da seção sindical dos docentes da UFRJ.
Na atual conjuntura, de retirada de direitos e desmonte das políticas sociais é muito importante que tenhamos um sindicato autônomo, que não seja mera correia de transmissão de governos, e seja organizado no princípio da unidade de classe trabalhadora, atuando no sentido de ampliar as coalizões democráticas, na construção de pautas e agenda de ações em defesa das/os trabalhadoras/es e da educação pública e gratuita.
Nossos direitos têm sido ameaçados com propostas como a reforma da previdência (PEC 287), lei das terceirizações, programa de demissão voluntária dos servidores públicos, ameaça de corte das bolsas de pesquisa e iniciação científica dentre outros, além dos sucessivos cortes no orçamento público das universidades agravados pela aprovação da EC 95 em 2016. Essas medidas prejudicam diretamente nossa carreira e as condições de trabalho na universidade.
No Estado, presenciamos o não pagamento dos salários e o aumento da contribuição previdenciária dos servidores públicos e desmonte das universidades estaduais (UERJ, UENF e UEZO).
Na UFRJ enfrentamos reflexos destas políticas com os problemas enormes de infraestrutura, aulas e laboratórios em containers, obras inacabadas, elevadores que não funcionam. Problemas que prejudicam diretamente o trabalho docente e contribuem para os casos de adoecimento.
Acreditamos que o papel de um sindicato de docentes seja o de dialogar, articular e mobilizar os professores e as professoras nas lutas em defesa dos direitos sociais e da educação pública brasileira!
Com essa compreensão apresentamos nossa chapa para a direção da Adufrj-SSind no biênio 2017-2019 com disposição para organização da luta pela base contra a retirada dos direitos dos/as docentes e em defesa da universidade pública e gratuita!

 

Extraído de https://chapa2delutaepelabase.wordpress.com/2017/08/22/primeiro-post-do-blog/