NOTA POLÍTICA DA UNIDADE CLASSISTA DE MINAS GERAIS SOBRE O CORONAVÍRUS CONTRA O GOVERNO ZEMA

O governo de Romeu Zema (Novo) já é um velho conhecido do povo trabalhador mineiro por atrasar salários de servidores públicos e aplicar políticas privatistas que se preocupam mais com os lucros dos ricos do que com a vida humana. O déficit orçamentário do Estado com a União ainda persiste e a política de austeridade, ou seja, a prática de diminuir o dinheiro para educação, saúde e outros direitos enquanto se “salva” o interesse das elites econômicas, não está trazendo nenhum resultado positivo independente do ângulo de visão que se adote.

Na semana passada, um pronunciamento desastroso, um verdadeiro crime, do governo federal na figura do presidente Jair Bolsonaro, afirmou que a doença causada pelo no coronavírus (COVID-19) é uma “gripezinha” e que o setor produtivo e o comércio tem que estar funcionando normalmente. Após essa fala do “Capitão Corona” que está na contramão de todas as recomendações técnicas e científicas 25 governadores lançaram uma nota criticando a postura do chefe do governo federal e apontaram a necessidade de medidas contra a doença para não superlotar o sistema de saúde. Sabemos que a maioria desses governadores possuem um currículo repleto de ataques aos direitos dos trabalhadores em seus estados, mas o cenário de caos nos hospitais com proximidade do pico da pandemia no Brasil, acendeu o sinal de alerta diante de um colapso na saúde. Demonstrando, mais uma vez, desprezo pela vida do povo trabalhador mineiro, o governador de Minas não assina a carta e admite a possibilidade de abertura de algumas atividades econômicas no estado.

Tal comportamento é um alinhamento político com Bolsonaro, contra a vida e a favor dos lucros, afinal, ele se elegeu no discurso de extrema direita do presidente e pretende se manter no poder dessa maneira. Temos que parar Zema! De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e outros órgãos de saúde governamentais no Brasil e no mundo, o isolamento mostra-se eficaz para evitar o rápido crescimento de infectados e de mortos.

O aprofundamento da crise econômica com o Coronavírus está dado, porém, não é aceitável fazer a falsa dicotomia “salvar vidas” vs “economia”. Os comunistas sempre colocam a vida acima de qualquer coisa, portanto, nesse momento o governo do estado precisa adotar todas as medidas emergenciais necessárias, como decretos de isolamento social associado a uma infraestrutura relacionada à área da saúde que seja suficiente para lidar com a pandemia o mais rápido possível!

Dinheiro público para proteção da saúde e da vida do trabalhador!

A vida acima dos lucros!

Zema tem que parar!

Bolsonaro tem que parar!

Unidade Classista, futuro socialista!

Coordenação Estadual da Unidade Classista de Minas Gerais – 29 de março de 2020