UNIDADE CLASSISTA BANCÁRIA APOIA MESSIAS OO56 PARA O CA DA CAIXA NO 2° TURNO!

A partir de O5/O5 os funcionários da Caixa voltam às urnas para eleger em 2° turno do Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Caixa Econômica.

A Unidade Classista entende que o resultado do 1° turno já foi uma vitória dos empregados: os três primeiros colocados (os dois primeiros disputam o 2° turno) são companheiros sindicalistas com histórico nas lutas da categoria. Os carreiristas e bolsonaristas tiveram votações pífias.

Neste segundo turno, os dois companheiros que disputam têm algumas diferenças importantes. Enquanto o companheiro Eduardo é da mesma corrente sindical majoritária na Contraf e da qual também faz parte a atual Presidenta da Caixa Rita Serrano, o companheiro Messias é ligado à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiras) e conta com apoio mais amplo: desde a Federação Nacional de Gerentes e a CONTEC até a Intersindical, EnFrente, Bancários em Luta e MNOB (correntes sindicais que defendem firmemente a independência do movimento dos trabalhadores frente aos partidos e o governo, qualquer que seja o governo).

A Unidade Classista entende que a amplitude do apoio ao companheiro Messias junto com sua trajetória histórica de luta sindical na Bahia o credencia a ser um CA mais aberto a ouvir as reivindicações dos trabalhadores (o que já se demonstrou quando Messias aceitou a proposta do companheiro Todt e incorporou ao seu programa a luta pelo fim do teto de 6,5% da folha no Saúde Caixa). Por outro lado, consideramos problemático que o CA eleito seja do mesmo grupo político da Presidenta da empresa: isso pode gerar situações de conflito de interesse entre as demandas do funcionalismo e a política do governo.

Por tudo isso, a Unidade Classista Bancária declara o seu apoio ao companheiro Messias Bastos OO56 para Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Caixa.

UNIDADE CLASSISTA BANCÁRIA