TRIUNFO DA DEMOCRACIA E DO CLASSISMO NO ANDES-SN

A Unidade Classista saúda a todo/as o/as professore/as pela participação no pleito eleitoral do Andes-SN. Foi uma expressão viva, concreta e madura da democracia sindical. Particularmente saudamos a vitória da Chapa 1: “Ousadia Para Sonhar, coragem Para Lutar”. No momento histórico em que vivemos, trata-se de uma importante conquista para o movimento docente e a classe de maneira mais ampla. Em uma conjuntura de necessidade estratégica de reorganização da classe trabalhadora brasileira, sob a vigência da conciliação de classes para dar suporte a um social liberalismo cada vez mais tutelado pelo capital financeiro, é de suma importância que um sindicato do porte do ANDES-SN se mantenha autônomo e presente na luta. Essa vitória marca o acerto da linha política classista de ampliação das alianças político-sociais do sindicato sem rebaixar as conquistas programáticas da categoria, que a Unidade Classista ajuda a construir, a partir da base, nas seções sindicais por todo o país.

O processo eleitoral colocou em confronto, de forma nítida, as posições em torno de dois eixos: a concepção de sindicato e a tática mais adequada para colocá-la em prática. Foi eleita a chapa que defende um sindicato classista, unitário, internacionalista, autônomo e combativo, presente nas lutas da categoria e atuante nas frentes e fóruns que buscam articular as lutas com as demais entidades e movimentos, visando a reorganização da classe trabalhadora no Brasil. Um sindicato que reconhece que a classe tem cor e sexualidade e enfrenta todas as formas de opressão. Para a realização de tão relevante tarefa, é inegociável manter a autonomia do sindicato em relação aos governos, o que não se confunde com indiferença político partidária ou sectarismo que leva ao isolamento. O ANDES-SN é um sindicato de alcance nacional, com enraizamento na categoria, e um papel nas lutas da classe trabalhadora construído historicamente no movimento sindical; a eleição da Chapa 1 garante a contribuição de todo esse peso nas lutas do presente.

A/os companheiro/as que se esforçam na eleição da nova diretoria, o reconhecimento por todo o empenho durante a campanha. Adiante, um período de grandes responsabilidades, de construção de diálogos e pontes com correntes internas e de escuta atenta ao conjunto da base da categoria, para defender e ampliar o processo democrático, avançar na luta pela universidade pública, laica e popular, e na pauta reivindicativa do/as professore/as diante de um cenário de necessidade de reconstituir o orçamento da educação pública para as questões de carreira e condições de trabalho, em face a um governo de frente ampla em que os setores do capital demonstram indisposição para ceder qualquer espaço. Para além das questões docentes, a classe trabalhadora como um todo enfrenta o desafio de se reorganizar, para fazer frente às batalhas que a crise estrutural do capital impõe. A Unidade Classista estará presente, ombro a ombro, nesta luta.

15 de Maio de 2023

Executiva Nacional da Unidade Classista