Trabalhadores do frigorifico de Diplomata em Capanema-PR protestam pelo pagamento salários

Rede de Lutas – Oeste e Sudoeste do Paraná

Os trabalhadores do frigorifico de Diplomata estão há cinco anos sem receber o valor do FGTS, estão há três meses sem receber sextas básicas e a dois meses sem receberem salários. Neste final de ano os trabalhadores ficaram sem receber o 13º entre outros benefícios.

A Diplomata buscou recuperação judicial em agosto de 2012 na tentativa de evitar falência decorrente de uma dívida milionária.

A empresa pertencia ao deputado Alfredo Kaefer (PSDB) e os negócios de sua família já motivos de protestos em diversas regiões do Paraná. Antes do pedido de recuperação, Kaefer transferiu seus bens a terceiros e se afastou da direção.

Houve uma greve dos trabalhadores no dia 15 de dezembro, contudo, não obteve apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Francisco Beltrão e Região, que representa a categoria.

Em protesto, os

trabalhadores, que precisavam pagar suas contas atrasadas e contavam com seus salários, acamparam na frente à empresa, não permitindo que as 150 toneladas de frango deixassem o local sem que esta mercadoria fosse revertida no pagamento dos salários atrasados e permanecem até o momento no local, onde passaram o natal nas ruas. Muitos trabalhadores perderam suas casas e outros estão em situação de despejo, por isso montaram uma cozinha improvisada no acampamento e sobrevivem de doações.

Para saber mais sobre o caso, você pode acessar a carta de apoio aos trabalhadores da Diplomata e ver o vídeo gravado com depoimentos.