TODO APOIO À GREVE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO E AO SEPE!

O Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo, que reúne representações dos sindicatos de trabalhadores, de movimentos sociais organizados de nossa cidade e do Coletivo Estudantil Nós por Nós, vem a público declarar seu repúdio à postura do Sr. Prefeito Municipal Renato Bravo e ao Secretário de Educação Igor Pinto, que se recusam a abrir negociações com a categoria dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação da rede municipal, a qual encontra-se em greve há mais de duas semanas, por não ver atendidas as reivindicações aprovadas em assembleias que contaram com grande comparecimento daqueles que, no seu dia a dia, vivem a rotina de condições precárias de trabalho e baixos salários, além da recusa do Sr. Prefeito em aprovar o Plano de Cargos e Salários do Pessoal de Apoio, já amplamente debatido e elaborado por várias mãos, inclusive com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação.

As trabalhadoras e os trabalhadores da educação municipal reivindicam, como pauta da Campanha Salarial 2019, um reajuste salarial de 25% para toda a rede, tendo em vista os salários defasados, incluindo os funcionários de apoio, os quais atualmente têm vencimentos abaixo do salário mínimo e não possuem o Plano de Carreira. Além disso, a Prefeitura não cumpre a lei que garante 1/3 de planejamento ao professorado, e as escolas não apresentam condições adequadas de trabalho, pois a infraestrutura física da imensa maioria das unidades e número de funcionários ficam longe do necessário para um atendimento digno ao conjunto da população friburguense.

O Fórum Sindical e Popular repudia também a tentativa de descaracterizar o SEPE – Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, como legítimo e legal representante da categoria dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação do município, expediente que não é novo, já tendo sido utilizado por prefeitos anteriores, como forma de justificar a recusa às negociações. Além de haver decisão judicial favorável ao SEPE, a categoria dos profissionais da educação de Nova Friburgo reconhece o SEPE e nenhum outro Sindicato como seu autêntico representante, conforme demonstram as assembleias lotadas e a forte presença destes profissionais nas manifestações convocadas pelo Sindicato.

QUEM ESCOLHE O SINDICATO É O TRABALHADOR, NÃO O PATRÃO.

Todo apoio à greve dos profissionais da educação de Nova Friburgo!

FÓRUM SINDICAL E POPULAR DE NOVA FRIBURGO

Sindicato dos Professores (SINPRO) de Nova Friburgo e Região
Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Nova Friburgo
Sindicato dos Trab. nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de NF
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de NF
Sindicato dos Trab. em Saúde e Previdência (SINDSPREV)
Sindicato dos Trabalhadores Químicos de Nova Friburgo
Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Nova Friburgo
Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Bancários N.F
Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares NF
Central Sindical e Popular Conlutas
Intersindical Unidade Classista Nova Friburgo