Termina greve em federais de MG e BA

O Estado de S. Paulo

Docentes de universidades federais de Minas Gerais e da Bahia decidiram ontem, em assembleias locais, encerrar a greve que durou três meses.

Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) não há prazo para o reinício das aulas, pois o calendário escolar terá de ser refeito. Ao todo, 34 mil estudantes foram atingidos pelo movimento.

Na Bahia, o fim da paralisação iniciada em 29 de maio foi aprovada em plebiscito do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub-Sindicato). Docentes de três instituições – Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Instituto Federal da Bahia (Ifba) – participaram da consulta. O reinício das aulas deve ocorrer dia 17.

Os docentes estão divididos no País. Os ligados ao Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) decidiram pelo fim da greve no dia 31. Já os da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) continuam parados.