SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DEMITIDOS DO DIÁRIO DO NORDESTE!

Na manhã dessa quinta-feira (18), a sociedade cearense foi surpreendida com o anúncio do fim da edição impressa do jornal Diário do Nordeste, periódico mantido pelo grupo econômico Edson Queiroz há 39 anos, agora integrado em sua plataforma digital, junto ao Sistema Verdes Mares. A notícia, entretanto, já circulava como boato há quase um ano, nos meios da categoria do jornalismo cearense.

Nós, da Coordenação Estadual da Unidade Classista, não caímos no conto do ‘fim do jornalismo impresso’ como uma crise meramente financeira. O jornalismo, independente do veículo, está ligado a luta de classes e tem servido, nos grandes conglomerados, como um papel difusor dos interesses da burguesia. Contra esse tipo de comunicação, a saída se dá com a construção da comunicação popular e classista, garantido o direito da classe trabalhadora de se informar com qualidade, sem mentiras.

Portanto, nos solidarizamos com as dezenas de jornalistas e gráficos demitidos desde as 5h da manhã, antes mesmo do anúncio do fim do Diário do Nordeste. A atitude dos patrões é condenável, visto o momento delicado que passamos com o agravamento da pandemia do novo coronavírus, o atraso da vacina e com as negociações salariais atrasadas, sem reajuste ou convenção coletiva, além de nove meses com redução salarial, segundo o Sindicato dos Jornalistas.

Toda a renovação gráfica e modernização do jornalismo de hoje acaba colocando a conta nos trabalhadores, com mais demissões e precarização do trabalho. Os trabalhadores da comunicação não estão dissociados do conjunto da classe, que passa por esse processo, à exemplo dos bancários e dos rodoviários nos últimos anos. Só a unidade da classe pode avançar nas conquistas e construir o poder popular!

Coordenação Estadual da Unidade Classista – Ceará