SINDICATO DENUNCIA POLÍTICA DE DESMONTE DOS CORREIOS EM TERESINA/PI

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí (SINTECT-PI) vem a público denunciar o fechamento da Agência do Parque Piauí (Zona Sul de Teresina) e a transferência do CDD Parque Piauí para o prédio do CLI (Centro de Logística Integrado). O motivo foi o despejo provocado propositalmente por falta de pagamento do aluguel. Será que depois de apresentar dois anos seguidos de lucro e recuperação econômica os Correios não conseguem pagar o aluguel para manutenção de uma agência senhor Superintendente.

Responsabilizamos a Direção dos Correios do Piauí pelo impacto na vida de mais de 100 mil clientes que eram atendidos pela AC/ Parque Piauí. A incompetência do pequeno ditador no comando dos Correios/PI é notada pela falta de planejamento e incapacidade de antecipar um fato que já estava previsto pela falta de pagamento do aluguel do prédio. O sindicato compreende que é parte de uma política proposital de desmonte dos Correios, pois nos últimos anos, 11 agências foram fechadas no Piauí (Zona Norte – Mocambinho, Aeroporto;.Zona Leste – Renascença, Picarreira, Teresina Shopping; Zona Sul – Promorar, Pio XII; Centro  – Filatélica, Shopping da Cidade; Floriano – Irapuã; E Timon/MA compreendida como parte da grande Teresina, a agência do Parque União).

Outra questão importante é sobre a transferência do CDD Parque Piauí para o prédio do CLI, pois o prédio não oferece as condições básicas para os ecetistas trabalharem. O Centro de Logística é o local de armazenamento e distribuição dos livros do programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O local não dispõe de estrutura de iluminação, ventilação, os aparelhos de ar condicionado nem sequer foram instalados. Falta manutenção nos bebedouros e nos sanitários. Além de aumentar a distância e o deslocamento dos carteiros em seu processo de distribuição. Na última segunda-feira (25/01), os trabalhadores fizeram uma paralisação em protesto contra as faltas de condições de trabalho.

Outra situação que chamou atenção no prédio da CLI é que o local tem uma alta circulação de veículos pesados (caminhões, caminhonetes e empilhadeiras). Por esse motivo, existe um risco eminente de ocorrer um acidente grave, devido à movimentação de clientes e dos próprios carteiros. Além do risco de assalto, porque o portão do CLI fica aberto no período de funcionamento, devido a grande circulação de veículos pesados.

O SINTECT-PI questionou o problema criado pela Superintendência dos Correios do Piauí, a Chefe de Departamento DEREO/DIGEP, na Carta – CT/SINTECT-PI/ 007/2021 – Até o momento não houve um posicionamento sobre o ocorrido. A direção do sindicato denuncia a falta de responsabilidade e planejamento da direção dos Correios. Mesmo com o aumento da demanda de serviço, o fechamento da agência de uma das regiões mais populosas de Teresina, demonstra o total desconhecimento sobre a sua responsabilidade enquanto gestor. Essa atitude deixou descoberta pelo menos 100 mil usuários do Parque Piauí e toda região da Zona Sul de Teresina.