Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Servidores de saúde e do trânsito do Ceará estão em greve há quase um mês - Unidade Classista

Servidores de saúde e do trânsito do Ceará estão em greve há quase um mês

CTB

De braços cruzados desde o dia 16 de outubro, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, realizaram passeata na quinta-feira (7) para denunciar o descaso da prefeitura com a saúde e com a situação contratual dos ACS que têm seus direitos desrespeitados. “O Sindsaúde juntamente com a Associação dos ACS de Caucaia vem desde agosto em constantes reuniões de negociação com representantes da prefeitura para resolver o dilema da forma de contratação de mais de 200 servidores, que não recebem diversos direitos trabalhistas, mesmo tendo prestando concurso” garante a presidenta do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde-CE), Marta Brandão.

Ela explica ainda que o Sindsaúde já ganhou na justiça a obrigatoriedade de a prefeitura reconhecer o vínculo desses servidores, mas a administração recorreu da decisão judicial e a situação persiste há mais de dois anos. Por isso, os ACS realizaram essa passeata que teve apoio de diversas categorias, representadas pelo Sindicato dos Caminhoneiros (Sindcam) e pelo Sindicato dos Comerciários. Em frente à sede da prefeitura, os agentes se juntaram aos servidores de Caucaia, das áreas administrativas e da educação, que também estão em greve.

Após os manifestantes fecharem a rodovia CE-090 e ocuparem a prefeitura, uma comissão foi recebida pelo vice-prefeito, Paulo Guerra, e pelo secretário de Saúde, Carlos Komora. Além de Marta, fizeram parte da comissão a presidenta da Associação dos ACS de Caucaia, Delivânia dos Santos, o presidente da CTB-CE, Luciano Simplício, e mais cinco ACS escolhidos pelos trabalhadores. Mas os representantes da prefeitura não apresentaram nenhuma novidade quanto à pauta de reivindicações da categoria. Porém foi marcada com o vice-prefeito uma reunião para a terça-feira (12) com o prefeito Washington Gois.

Reivindicações dos ACS:

Regularização do vínculo trabalhista. Os ACS prestaram concurso em 2009 e depois descobriram que não seriam servidores, apenas contratados, sem férias, 13º salário e outros direitos trabalhistas. Em 2010, o Sindsaúde ingressou na Justiça para que a Prefeitura de Caucaia regularizasse a situação. O juiz determinou que os ACS devem ter os mesmos direitos dos servidores públicos de Caucaia, mas a prefeitura continua recorrendo desta decisão.

Repasse integral do incentivo adicional de final de ano. Trata-se de uma parcela extra destinada pelo Ministério da Saúde aos ACS. A prefeitura de Caucaia repassa a parcela integralmente aos agentes vinculados ao Estado, contudo, àqueles vinculados ao município repassa o valor a título de 13º salário, pois como estão com o vínculo trabalhista irregular, a prefeitura alega que não teriam direito ao 13º.

Todos os agentes, vinculados ao município e ao estado, reivindicam aumento da porcentagem do repasse do incentivo financeiro para 60%. O incentivo financeiro é uma verba enviada pelo governo federal aos municípios, no valor de R$ 950 a cada agente, destinada ao Programa de Atenção Básica à Saúde e às atividades dos ACS. Atualmente, Caucaia só repassa 30% desse valor, e ainda com bastante atraso.

Melhoria da saúde pública em Caucaia: abertura imediata da Policlínica, construída há quase dois anos e sem funcionar até hoje; por mais profissionais, equipamentos e medicamentos nos postos de saúde e nos hospitais do município; pela implantação/ampliação do saneamento básico na sede e nos principais distritos.

Sindetran-CE

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE) lidera greve dos servidores do Departamento de Trânsito do estado desde o dia 17 de outubro, sem conseguirem sentar-se à mesa com o governador Cid Gomes.

Mesmo com a justiça decretando a greve ilegal, os servidores decidiram manter a paralisação até que o governador se disponha a negociar. A greve dos trabalhadores do Detran reivindica reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria. Reunidos em assembleia na quarta-feira (6), os servidores decidiram continuar com o movimento até que uma resposta positiva por parte do governo seja encaminhada à categoria. Algumas atividades seguem suspensas e os trabalhadores continuam aguardando a posição do governador. Dentre os serviços suspensos estão: vistoria, perícia, fiscalização, legislação, divisão de registro e exame prático de direção.