Rodoviários sob ataque da patronal e da justiça

cspconlutas

Envie moção!

Rodoviários

sofrem

desmonte de mobilização

No Amapá, trabalhadores do transporte têm sido atacados pelas empresas do setor com o aval da Justiça. Sindicato da categoria, Sincottrap (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Amapá), prevê envio de mandado de reintegração de posse de sua sede.

A situação começou a se agravar após o sindicato perder uma ação devido a multas que chegaram ao valor de R$ 600 mil, número que, segundo a entidade, é impossível de ser pago. Com isso, a patronal pediu na Justiça a sede social do sindicato como pagamento de parte de dívida, e o encaminhamento foi aprovado.

No dia 28/10, um oficial de justiça esteve no local e recolheu mesas, geladeira, fogão, outros itens e uma Kombi.

O Sindicato relatou que, em reunião, a patronal havia afirmado que não prosseguia com o processo, e a ação foi inesperada uma vez consideravam estar em meio a um processo de negociação.

O Sindicato repudia a ação que inviabiliza a atividade sindical e sufoca os trabalhadores da categoria que desejam liberdade para lutar por seus direitos sem perseguição ou punição.

MODELO DE TEXTO DE MOÇÃO

Moção de solidariedade ao Sindicato dos Rodoviários do Amapá (SINCOTTRAP) e de repúdio ao Sindicato patronal (SETAP)

O Sindicato das Empresas de Transporte do Amapá – SETAP, de maneira arbitrária e usando de prática que inviabiliza a atividade sindical da entidade dos trabalhadores, está executando ação judicial pleiteando judicialmente bens materiais da categoria. Não bastasse já ter apreendido os bens móveis da entidade agora pretende apossar-se da sede social da categoria como parte de um pretenso débito.

O Sindicato dos Trabalhadores – SINCOTTRAP tem mais de 60 anos de história no Amapá e somente no ano de 2012 a categoria conquistou sua sede própria, para o acolhimento da mesma. E nesse exato momento, o SETAP em uma demonstração de gravíssimo ataque sindical, ferindo inclusive resoluções da Organização Internacional Trabalho – OIT, ataca o patrimônio da categoria e do sindicato.

Por isso, manifestamos nosso irrestrito apoio e solidariedade ao SINCOTRAP e o nosso repúdio ao SETAP por esse ataque que é uma retaliação pela postura de luta do sindicato dos trabalhadores. É uma atitude antissindical que atenta contra o direito de livre organização e manifestação.

Sendo assim, reivindicamos que o SETAP reveja a sua posição e desista dessa ação judicial em respeito aos trabalhadores e o seu sindicato.

Assina:

Endereços para envio:

setap-ap@bol.com.br

setap-ap@live.com

bradiane.lima@mpt.gov.br