RATINHO JR. QUER APROFUNDAR REGRAS PARA IMPLEMENTAR A MILITARIZAÇÃO EM COLÉGIOS

O governo Ratinho Jr. (PSD) deu início, na última segunda-feira (11), às sessões extraordinárias que propõem discutir a lei que militariza colégios públicos do Paraná.

A manobra tomada às pressas pelo governo do Paraná tem como objetivo agravar a lei e incluir novas escolas no processo de militarização!

O novo ataque do governador ao ensino público, fantasiado de proposta, permite que os colégios só atendam a um dos pré-requisitos, que antes eram obrigatórios: alto índice de vulnerabilidade social; baixos índices de fluxo escolar; ou baixos índices de rendimento escolar.

Ou seja, trata-se da imposição de um modelo escolar que prioriza se instalar nas periferias para, em nome de um suposto “combate à violência”, tratar problemas internos e externos à comunidade, aprofundados pela desigualdade extrema e pelo completo abandono do Estado, por meio do uso da força e da disciplinarização social.

Além dessa flexibilização, a militarização também poderá ser implantada naqueles municípios com menos de 10 mil habitantes, basta que tenham mais de um colégio estadual.

Outro impedimento eliminado é a restrição da militarização de escolas com ensino noturno, o que fica permitido a partir da nova proposta!

A mudança nas regras da militarização em colégios atende ao objetivo do fortalecimento do caráter policialesco do Estado, o aprofundamento das péssimas condições de vida da classe trabalhadora e a sua criminalização permanente, objetivos que orientam o governo Ratinho Jr.