PF mantém manifestações

Correio Braziliense

No 42º dia de greve, os policiais federais fizeram uma manifestação ontem de manhã na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, em frente ao Conic, de 7h a 10h30. Agentes, escrivães e papiloscopistas exibiram faixas com a frase “S.O.S para a Polícia Federal”. Eles comemoraram novas adesões ao movimento. Desde o final da semana passada, pararam vários setores da Diretoria de Inteligência Policial (DIP), da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e da Diretoria de Logística (DLOG).

Segundo o presidente do Sindicato da PF em Brasília, Jonas Leal, mais 15 policiais se juntaram à paralisação ontem. “O corte de ponto teve o efeito contrário do que o governo imaginava: ajudou o movimento ao invés de esvaziá-lo. Muitos tiveram desconto de salários sem nunca ter entrado em greve”, explicou. Aparentemente por equívoco, policiais em férias ou de folga, ao consultarem o contracheque prévio, constataram que receberiam menos em outubro.

A Superintendência da Polícia Federal, por meio da assessoria de imprensa, informou que o sistema de ponto eletrônico depende de decisão da chefia imediata. Em caso de erro comprovado, o policial que se sentir lesado deve procurar o setor de recursos humanos e pedir a correção.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Wink, em cada cidade adota-se um sistema para indicar a adesão ao movimento. Em algumas, os servidores escrevem a palavra “greve” na folha de ponto. Em outros, ela não é assinada

Alcance

Segundo o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Wink, mais de 70% dos cerca de 10 mil policiais em todo o Brasil estão de braços cruzados. Grande parte das operações foi adiada. “Praticamente, só os delegados estão trabalhando. Mas eles dependem de nós. Vários serviços de escuta, por exemplo, que precisam de renovação a cada 15 dias, não estão sendo realizados. Daqui para frente, só a determinação de 30% do efetivo em atividade será obedecida”, ressaltou Wink.