PCPE: CONVERTER A JORNADA DE 8 DE JUNHO EM UMA RECLAMAÇÃO GENERALIZADA DE GREVE GERAL

Madrid, 16 de maio de 2010.

CONVOCATÓRIA DO COMITÊ EXECUTIVO DO PCPE PARA CONVERTER A JORNADA DE 8 DE JUNHO EM UMA RECLAMAÇÃO GENERALIZADA DE GREVE GERAL CONTRA AS POLÍTICAS DO GOVERNO E CONTRA O CAPITALISMO

O Comitê Executivo do PCPE chama toda a classe trabalhadora para converter a jornada de greve, convocada pelos sindicatos do funcionalismo público, do dia 8 de junho, numa grande jornada de luta contra a gestão que o governo realiza frente a crise capitalista, cujas consequências recaem sobre o povo trabalhador.

Porém, as medidas tomadas pelo governo requerem uma resposta mais contundente por parte das organizações trabalhistas e populares. Não é somente o governo quem tem responsabilidade nesta situação. É o projeto imperialista da UE quem está por trás de toda esta estratégia da oligarquia. É do projeto da UE que compartilham todas as forças do arco parlamentar espanhol.

Não são somente as mencionadas medidas que afetam diretamente os trabalhadores e as trabalhadoras. Os banqueiros e o patronato aplaudem tais medidas, já que favorecem seus interesses diretos e que vão na linha da contra-reforma trabalhista que o governo anuncia como iminente, mostrando, mais uma vez, que o peso mais brutal da crise capitalista urá recair sobre os trabalhadores e trabalhadoras.

O Comitê Executivo do PCPE convida o conjunto da classe trabalhadora para somar-se a esta jornada de greve do dia 8 de junho. Os comitês de empresas de todos os centros de trabalho, assim como os sindicatos setoriais, devem discutir esta situação e participar desse dia, de suas mobilizações, impondo, na prática, a dinâmica da greve geral. O objetivo deve ser o de ampliar, o máximo possível, esta jornada de luta.

O Comitê Executivo do PCPE conclama toda a classe trabalhadora para somar-se às manifestações que se realizarão no dia 8 de junho, para tratar de que estas sejam as mais massivas possível e, para que nelas, o clamor da convocatória da greve geral se imponha – no menor prazo possível – sobre as direções sindicais que pretendam parar esta convocatória de luta geral.

O Comitê Executivo do PCPE conclama as forças revolucionárias e populares para constituir uma grande frente unitária contra a crise capitalista, colocando a convocatória de uma greve geral contra este governo, contra a UE, e contra o capitalismo, como eixo de seu trabalho político imediato.

O Comitê Executivo do PCPE chama toda a classe trabalhadora para fazer da jornada de 8 de junho o início da resposta trabalhadora contra a oligarquia e seus governos. Um ponto de inflexão necessário para que sejam os interesses trabalhadores e populares que protagonizem as políticas para enfrentas a crise capitalista geral.

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza