Para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras!

COMUNICADO

Através deste comunicado, a Frente Nacional de Resistência Popular de Honduras comunica ao povo hondurenho em Resistência, às trabalhadoras e trabalhadores empregados, desempregados ou que se encontre em qualquer outra condição econômica e à comunidade internacional, o seguinte:

1. Denunciamos que o decreto aprovado pelo Partido Nacional, no início da noite no Congresso, é inconstitucional. Ele significa outra investida do regime de força de Porfirio Lobo, que dá continuidade às políticas de repressão iniciadas pelo golpe de Estado contra os trabalhadores e seus estatutos.

Denunciamos que, além de inconstitucional, este decreto é ilegal, pois rompe o estado de direito e promove a convulsão social. A agitação social ocorre devido à contínua violência contra as conquistas de todos os trabalhadores e trabalhadoras de Honduras, afetando direta e ilegalmente os direitos trabalhistas obtidos ao longo de décadas de luta.

2. A oligarquia nunca para de explorar os trabalhadores para manter seus privilégios, ainda que isto signifique o derramamento de sangue do povo. É evidente que continuam entregando nossos recursos naturais ao apoiarem isenções aos fast foods, às termoelétricas, aos bancos e aos poderosos meios de comunicação.

3. Declaramos que a luta do povo trabalhador, não importando sua condição de emprego, é uma luta da Frente Nacional de Resistência Popular. Tal luta, invoca o princípio estabelecido de que todos os direitos trabalhistas são irrenunciáveis. Sendo assim, é obrigação do Estado e nossa defendê-los.

4. Queremos deixar claro que a violação destes direitos não são fatos isolados. São consequências do golpe de estado que permanece com suas ações geradas a partir da classe dominante, através do FMI e da embaixada dos EUA, tendo como objetivo reduzir a massa salarial, para debilitar o setor social e desarticular as organizações sociais do povo.

É mentira a falta de recursos. Possuem recursos, pois isentam o setor privado. Possuem recursos, pois gastam em bombas para nos reprimir e com gastos militares para dar golpes de estado. Possuem recursos, pois são feitos depósitos em contas milionárias, em Miami, pertencentes a dirigentes, donos de meios de comunicação e meios de produção financeira, que somente os usam para defender Micheleti e aos militares que assassinaram a democracia.

5. Condenamos energicamente as manobras que objetivam enganar, mais uma vez, o setor magisterial e os trabalhadores. Também condenamos as covardes estratagemas urdidas para dividir a FNRP. A FNRP é a nossa organização, digna representante das lutas populares e verdadeiro guia do povo para a refundação da pátria e tomada do poder em Honduras.

6. Mais uma vez reiteramos nossa denúncia sobre a duplicidade do regime de Porfirio Lobo. Este regime viola, sistematicamente, os mais elementares direitos dos seres humanos e mente, descaradamente, para fazer crer ao mundo que o Estado de direito em Honduras é deixar impune os crimes e atirar ao povo os custos do fracasso do modelo econômico, com crimes contra a humanidade. Neste sentido, chamamos a atenção dos povos e governos do continente para que não sejam vítimas das falácias deste regime vergonhoso, gerado e sustentado com o sangue de tantas pessoas inocentes, cuja única falta é lutar contra a oligarquia, por uma sociedade mais justa e igualitária.

7. Conclamamos todos os membros da Frente Nacional de Resistência Popular a participarem ativamente de todas as ações convocadas pela FNRP, em apoio aos professores, aos trabalhadores camponeses e aos indígenas. É necessário estarmos conscientes de que enquanto não se restabelecer a ordem constituinte e as forças populares tomarem o poder do país, os problemas em Honduras não serão corrigidos. Portanto, permaneçam atentos às comunicações que serão feitas pelos meios já previstos.

O Partido Nacional que hoje governa representa a oligarquia!

Não existe pátria sem trabalhadores!

Resistimos e Venceremos

Tegucigalpa, 28 de outubro de 2010

José Manuel Zelaya

Coordinador

Juan Barahona

Sub Coordinador