Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the shortcodes-ultimate domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the download-manager domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the carousel-slider domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
País tem paralisação nacional depois de 17 anos - Unidade Classista

País tem paralisação nacional depois de 17 anos

patrialatina.com.br

Realiza-se nesta segunda-feira (28) a Jornada Nacional de Mobilização e Protesto no Paraguai. Documento lançado pela Frente Guasu assinala que os projetos de leis para legitimar o programa neoliberal do presidente Horácio Cartes resultaram na aglutinação de grande parte do mundo social e político do Paraguai, constituindo uma grande força social disposta a mobilizar-se para preservar a soberania nacional, hoje severamente ameaçada por uma política antipopular.

A Frente Guasu informa que nesta segunda-feira (28), quando o Congresso nacional estudará a aprovação de uma dessas leis, a chamada “Aliança Público-Privada”, uma grande quantidade de setores urbanos e rurais sociais e políticos organizados, agrupados na “Coordenação democrática” na qual participa a Frente Guasu, decidiu realizar uma grande mobilização e greve geral para repudiar tal projeto de lei.

Depois de 17 anos, o setor trabalhista do Paraguai decide a realização de uma greve geral. Esta expressão popular pode, portanto, dar lugar a um capítulo de grande importância na história de luta social no país, assinala o documento da Frente Guasu. O governo de Horácio Cartes, um empresário que a partir de sua imensa riqueza de duvidosa origem conseguiu comprar o Partido Colorado e ultimamente comprometer grande parte do conjunto de partidos que participam no Congresso Nacional, com exceção da Frente Guasu, está voltado para a tarefa de inserir o país em um projeto claramente neoliberal, e de acordo com essa linha pondo o patrimônio nacional à disposição do grande capital transnacional.

Para a Frente Guasu, esta política é um perigoso despropósito e está na contramão da história, quando o conjunto dos países latino-americanos, que conseguiram libertar-se do neoliberalismo que tanto dano causou a nosso povos, volta-se para desenvolver uma política libertadora dos desígnios do grande capital imperial.

A política de Cartes que hoje tem o repúdio da cidadania e a cumplicidade de congressistas venais, diz o documento, se contrapõe flagrantemente à nova América Latina que hoje se articula em projetos de integração liberadores.

Diante desta situação difícil de nossa conjuntura, conhecendo os recursos perversos da direita nacional e internacional, que em função de seus interesses é capaz de apelar a todos os recursos, e diante dos riscos de que uma reação repressiva atente contra a integridade de nossos cidadãos, é importante contar com o apoio e a solidariedade das organizações fraternas da América Latina e do mundo, porque, é bom enfatizar: o projeto neoliberal de Cartes é um atentado contra o processo de integração e libertação dos povos latino-americanos, destaca a Frente Guasu.

Mais do que nunca, finaliza o texto, as organizações progressistas de nosso castigado continente, devem ser convocadas em uma luta conjunta para evitar uma volta ao passado. Um passado de fome e luto que devemos erradicar para sempre. Hoje, o elo mais débil desta nova América Latina corre o risco de ser um plano piloto para reativar a reação a partir dos desígnios imperiais.