OS COMUNISTAS VOLTAM AO SINPRO-RIO

Rio de Janeiro

As eleições que se encerraram no dia 19/08/2011 consagraram o retorno do PCB à diretoria do Sindicato dos Professores do Setor Privado do Município do Rio de Janeiro – Sinpro-Rio. A ampla composição política que, além do Partidão, foi integrada também por correntes progressistas do PT, mais os independentes, com apoio do PSTU e do PSOL, marca nova fase para o sindicalismo do setor privado do magistério no estado do Rio de Janeiro.

A luta do PCB contra o modelo de sindicalismo burocrático que isola o sindicato da categoria e privilegia as ações jurídicas em detrimento da luta política, movimento que se afirmara no Sinpro-Rio ao longo dos anos 2000, teve o Partidão como seu principal expoente nos pleitos eleitorais de 2005 e 2008.

A nova conjuntura gerada pela divisão da atual diretoria, em que uma parcela majoritária, liderada pelo presidente Wanderley Quêdo, incorporou à sua gestão parte de nossas bandeiras, buscando romper com o burocratismo e iniciando auditoria na tesouraria e outras medidas corretas, permitiu o nosso diálogo e aproximação com esse campo, resultando numa chapa unitária de características classistas.

Entendemos que esse era o momento de derrotarmos o neopeleguismo e fazermos avançar na rearticulação política da categoria compondo uma chapa com perfil progressista. Foi esse entendimento que nos orientou a participar da chapa Sinpro para Todos, o que permitiu derrotarmos a chapa 2, composta sob a liderança do PC do B e da Articulação.

A vitória de chapa 1 – Sinpro para Todos representa, portanto, um avanço, pois permite recolocarmos a luta político-ideológica da contradição capital e trabalho no cotidiano do magistério privado carioca. A batalha será grande, mas o primeiro passo está sendo dado.

Comporão a Diretoria do Sinpro os camaradas do PCB Hiran Roedel e Fernando Antonio da Costa Vieira.