Ocupação de famílias sem terra no DF tem barracos incendiados pela polícia

CSP Conlutas

Cerca de 150 famílias de sem terra foram brutalmente reprimidas pela polícia nesse domingo (11) após ocupação da gleba 84, terreno pertencente à Secretaria do Patrimônio da União, no Distrito Federal.

A ocupação aconteceu no fim da tarde do último sábado (10), e foi feita pelo Movimento Unidade, que reúne Movimento de Luta pela Terra (MLT), Movimento Brasileiro de Sem Terra (MBST) e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Os manifestantes reivindicam que a área seja destinada à reforma agrária. Pedem, ainda, uma ação discriminatória que identifique os donos das terras do Distrito Federal.

“A gente estava dialogando com a polícia tranquilamente, esperávamos receber visitas da ouvidoria, ou do Incra, quando fomos surpreendidos pelo choque no domingo”, conta Manoel Conceição, dirigente nacional do MBST. “Invadiram a área sem mandado, sem qualquer documento, ameaçaram prender todo mundo e disseram que tínhamos 10 minutos para sair”, afirma.

Apesar da explicação de que era impossível desmontar o acampamento e se organizar em tão pouco tempo, a polícia, passada uma hora de sua chegada, começou a incendiar os barracos. “Agrediram as pessoas, tocaram fogo nas nossas coisas, chamaram a gente de ‘vagabundos’ e ‘arruaceiros’”, relata Manoel, que no momento em que conversava com a CSP-Conlutas estava na Ouvidoria para prestar depoimento. “Queremos saber de onde saiu a ordem, exigir explicações do governo do DF, para que as providências cabíveis sejam tomadas”.

As famílias estão agora em outro acampamento, mas não baixaram a guarda. “Posso afirmar que vamos voltar para essa área, não vamos baixar a cabeça. Ocuparemos

quantas vezes for necessário”, ressalta Manoel.

– See more at: http://cspconlutas.org.br/2013/08/ocupacao-de-familias-sem-terra-no-df-tem-barracos-incendiados-pela-policia/#sthash.7n4dv4PI.dpuf