O Capital e os Trabalhadores Portuários

Mais uma vez o sistema capitalista vem numa forma quase arbitraria, informando que a partir de Janeiro de 2012, os trabalhadores do porto de Santos, deverão fazer intervalo de 11horas de descanso entre um trabalho e outro. Desse modo, quando um trabalhador se engajar num trabalho, só poderá se empregar novamente dali há 11horas. Após o esse descanso, poderá se engajar novamente, acabando com as dobras.

O trabalhador portuário tem um sistema de trabalho avulso, o que lhe garante total liberdade de escolha de trabalho. Com a imposição desse intervalo o sistema praticamente obriga o trabalhador a se engajar em fainas que não seriam de sua escolha, o que é um desrespeito ao trabalhador portuário. Essa medida tem o objetivo de controlar o trabalhador, pois o trata como se ele fosse um subordinado a um patrão. Com essa mudança no sistema de trabalho, nós teremos que nos engajar todo dia, e aceitar qualquer trabalho que aparecer.

O OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra) e o “CAP”, Autoridade Portuária, vêm investindo sistematicamente na desmoralização dos trabalhadores do cais Santista, impondo uma política patronal em todas as categorias do porto. Uma das características dessa política patronal é colocar categoria contra categoria, trabalhador contra trabalhador, e isso é feito com o claro objetivo de vincular todos os trabalhadores a empresas, que é o sonho dos empresários do setor portuário. Um dos mecanismos encontrados para promover o rebaixamento da classe é a desmotivação, que faz com que os trabalhadores busquem uma opção melhor de trabalho, através do vínculo.

Desse modo, o OGMO e o CAP, contaminados e patrocinados pela ideologia patronal e capitalista, procuram enfraquecer o movimento operário no cais Santista, que já foi um dos maiores movimentos de união de trabalhadores do Brasil. Eles estão colocando no fundo do poço todos os direitos e conquistas dos trabalhadores do porto de Santos, fruto das lutas históricas da categoria.

Devemos ficar atentos a todas essas mudanças, e denunciar seus verdadeiros objetivos, não nos esquecendo das vitórias alcançadas no passado, e o único jeito será a união de todas as categorias para lutar por seus direitos.

Saudações Comunistas!

Lênin Braga