Nota de Solidariedade à diretoria do Sindicato do Jornalistas

apn.org.br

Nota de Solidariedade à diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, feito pelo Sindicato Estadual dos Jornalistas

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro – SJPERJ, vem a público manifestar irrestrita solidariedade à diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro – JPMRJ, vítima. neste momento, de grosseira manipulação de informações com objetivo claramente antisindical e antidemocrático.

Os diretores do SJPERJ acompanham o trabalhado permanente da direção sindical carioca, que se empenha em denunciar com constância tanto o ataque institucional como as agressões de pseudo-manifestantes através de atos violentos – e até mortais – praticados contra repórteres, fotógrafos e cinegrafistas no desenrolar de acontecimentos e manifestações de protesto realizados na cidade do Rio de Janeiro desde o ano passado.

A Diretoria do SJPERJ conclama os jornalistas e direções sindicais da categoria de todo País a se posicionarem em solidariedade à diretoria do SJPMRJ porque o silêncio serve apenas para reforçar o esquema patronal sempre pronto a tentar o controle de entidades associativas que lutam por legítimos interesses dos trabalhadores da área jornalística.

Tal apoio está associado à defesa da mobilização da sociedade em favor de uma mídia democratizada como caminho natural para deter o que acontece, neste momento, com o hegemônico noticiário empenhado em distorcer fatos e verdades em detrimento de autênticas medidas que visam dar vez e voz aos setores da sociedade com acesso restrito à informação. São deformações presentes na imprensa que atingem classes e categorias em suas reivindicações legítimas, bem como fatos de interesse da população em geral, como vem acontecendo com vários sindicatos absurdamente criminalizados por esta mídia deturpadora de evidências hegemônicas.